Após a corrida para finalizar o básico na estação Varginha a tempo de uma possível inauguração em 2022, a CPTM postergou a conclusão do projeto em novo aditivo assinado na semana passada. Trata-se do terceiro termo aditivo da extensão ferroviária da Linha 9-Esmeralda, e que não apenas viu o custo da obra subir como postergou as principais etapas do projeto.
De acordo com o novo termo aditivo, houve alterações na planilha de custos que incluem acréscimos e descontos além da inclusão de novos itens não previstos no contrato original.
O documento estabelece um acréscimo geral de R$ 7,1 milhões e a inclusão de mais R$ 2 milhões em itens gerais. Os decréscimos foram de R$ 3,5 milhões, com um saldo de R$ 5,5 milhões apenas neste terceiro aditamento. Com isso o valor global do contrato passa a valer R$ 95,5 milhões.
O aditivo ainda estabelece prorrogação do prazo contratual das obras por mais 18 meses de forma que seja mantido o período de 12 meses de operação assistida.
Este contrato foi assinado originalmente em 17 de abril de 2019 com prazo de 30 meses, sendo 18 meses para obras, o que jogaria a inauguração da estação para outubro de 2020.
Os termos aditivos nº01 e nº03 acrescentaram mais 36 meses para a conclusão das obras. Isso simboliza 66 meses de contrato, mais que o dobro do originalmente estipulado.

O prazo para o fim das obras da estação Varginha, segundo o contrato e seus aditamentos, é outubro de 2023. O contrato, incluindo a operação assistida, finda-se em outubro de 2024.
Segundo o contrato de concessão das Linhas 8 e 9 a entrega da estação Varginha tem prazo limite determinado no dia 30 de junho de 2023. As obras do Lote 2 ainda incluem uma passagem inferior, via permanente, rede aérea e o pátio.