Quem anda por aquela grande área vazia abaixo do Terminal Vila Sônia, que liga a avenida Eliseu de Almeida a estação Vila Sônia, deve se perguntar o por que de não existirem lojas neste espaço. Pois até o fim de 2023 ele será preenchido como se fosse um mini shopping center, de acordo com a ViaQuatro, operadora responsável pela Linha 4-Amarela.
A área contará com 78 lojas e quiosques que incluirão uma praça de alimentação, redes de fast-food, cafés, lojas de tecnologia, calçados, moda, serviços, beleza e bombonières, entre outros.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
“Por questões estratégicas e acordos de confidencialidade, por enquanto não estamos divulgando as marcas e lojas em processo de contratação. Mas contaremos com marcas consolidadas em seus respectivos segmentos de mercado, com lojas de alimentação, produtos, serviços e conveniência”, informou o comunicado da ViaQuatro ao site TV Foco.
Shopping Metrô
Embora sejam comuns em outros países, estações criadas já prevendo áreas comerciais até hoje não foram criadas em São Paulo. O Metrô tem, no entanto, quatro shoppings ligados à sua malha – Santa Cruz, Itaquera, Tatuapé e Tucuruvi, mas que são empreendimentos vizinhos na prática.

Santa Cruz, por exemplo, foi construído sobre o terminal de ônibus que existia ao lado da estação de mesmo nome. Outro caso não planejado envolve a estação São Bento, cujas imensas áreas desde o princípio previam serviços comerciais, mas que só recentemente ganharam o status de “shopping” de fato.
Com a queda na receita tarifária, cujo valor está congelado há anos, o aluguel de espaços comerciais acaba sendo uma fonte de rendimento para as operadoras de trens.