O Metrô adiou a sessão pública de recebimento das propostas para a licitação de “financial advisory” (aconselhamento financeiro) da Linha 20-Rosa, que ocorreria nesta quinta-feira, 2. Agora o certame está previsto para o dia 15 de setembro, uma quarta-feira.
A companhia não explicou no comunicado os motivos do adiamento, mas várisa questões enviadas pelos possíveis interessados acabaram sendo enviadas nos últimos dias.
Como o site explicou em detalhes aqui, o Metrô pretende potencializar a concessão do ramal, de cerca de 28 km de extensão, e que está previsto entre as estações Santa Marina, próxima à Lapa, e Santo André, no ABC Paulista.
O governo Doria já sinalizou desejar repassar o projeto para a iniciativa privada num formato inédito, em que o parceiro tenha condições de explorar a linha de metrô ao máximo ao repensar fases como as desapropriações, construção, operação e implantação de empreendimentos associados e outras formas de captação de receitas.

O objetivo da empresa contratada para realizar a consultoria é justamente estudar essas possibilidades e apresentar alternativas ao Metrô e que ajudem a modelar o projeto.
Enquanto isso, seguem os contratos de mapeamento geológico e o projeto funcional e anteprojeto de arquitetura, que também terão um papel fundamental em entender como a Linha 20 poderá ser concebida.
O interesse da iniciativa privada já existe, como mostramos com exclusividade no início do ano. O grupo britânico Ascendal apresentou uma proposta de concessão conjunta das linhas 2-Verde e 20-Rosa ao governo, cuja análise ainda não se tornou pública.
Independentemente da origem, todos os documentos e estudos divulgados até aqui consideram o trecho Santa Marina-São Judas como prioritário e de maior demanda. Já a etapa entre São Judas e Santo André, que atenderá o ABC Paulista, foi apontada como menos interessante pelo Ascendal.