O governo de São Paulo está avançando com o projeto de modelagem da concessão das linhas do Metrô de São Paulo. Sob responsabilidade da Secrtaria de Parcerias em Investimentos, o projeto conta com apoio da Companhia Paulista de Parcerias e do IFC (International Finance Corporation).
A modelagem da concessão do Metrô ganhou mais intensidade a partir de 2024. As atividades foram marcadas pela realização de diversas reuniões e a revisão dos produtos que subsidiarão a modelagem da futura parceria com a iniciativa privada.
O GESP pretende conceder as linhas em operação com empreendimentos a serem construídos.

Dentre os principais serviços de apoio realizados estão a comunicação e elaboração de ofícios ao Metrô, bem como a resposta de demandas encaminhadas pela SPI e TCE.
Foram realizados estudos específicos sobre a situação da Câmara de Compensação (Clearing House). A análise envolve a compreensão e divulgação das características macro operacionais de financiamento do sistema metroferroviário.
Reuniões de diligência preliminar, visando analisar a situação atual dos ramais, bem como para solicitação de dados atualizados, vem ocorrendo, segundo apurou o site. As equipes se debruçaram sobre a oferta preliminar, ou seja, da quantidade de lugares oferecidos aos passageiros.

A concessão das linhas do Metrô envolve três blocos principais: Linhas 1-Azul e 20-Rosa (bloco 1), linhas 2-Verde, 15-Prata e 22-Marrom (bloco 2) e as linhas 3-Vermelha e 19-Celeste (bloco 3).
As audiências públicas são esperadas ainda para 2025, com o primeiro contrato firmado em 2026, mas o próprio governo tem dito que talvez não haja tempo hábil nesta gestão.
os estudos se intensificaRAm em 2024 ou se intensificam em 2025?
ficou confuso o texto.
A generosidade do Estado para com os amigos capitalistas do “governo” Farsísio não têm fim. É até comovente este inesgotável cuidado maternal do poder executivo com os rentistas aqui em São Paulo. Pensam em tudo para o integral bem-estar dos engomadinhos de colete fofinho à Marty McFly do quadrilatério Amauri-Tabapuã-Esporte Clube Pinheiros-Gabriel Monteiro da Silva. Alegam que agora estão deixando o caixa em ordem, as contas do Metrô no exaltado azul, projetando evitar qualquer leve sintoma que possa representar flutuações milimétricas para baixo nas projeções de lucro das empresas privadas que assumirão o em breve ex-transporte público paulista. Que lindeza. Logo todos nós também contribuiremos com nossa parcela individual para manter essa relação tão bonita e inspiradora. Pagaremos com um sorriso no rosto por tarifas mais caras, tarifas com valores talvez escancaradamente variáveis entre as diferentes linhas de metrô e trem, cada qual o com seu senhor feudal de vontades e caprichos específicos, lembrando que esse será o nosso permanente quinhão para que a fonte láctea farta e nutritiva nunca seque para os bons capitalistas em São Paulo, onde sequer precisam concorrer para serem, vejam só, capitalistas. Curiosamente, costuma ser assim noutras paragens ditas meritocráticas mundo afora. Acreditam? São Paulo under Farsísio é de fato uma terra de oportunidades sem paralelos neste planeta. Um Eldorado, como o shopping center da zona oeste.
Todos deveriam ser presos por sequer estudar algo tão absurdo, uma empresa de tamanho renome e inovação ser jogada no lixo pra encher bolso de empresário vagabundo, enquanto o metrô consegue com exito reduzir dívidas e ainda assim construir extensões novas, diferente das empresas privadas q só sabem sugar os cofres públicos entregando um serviço mto inconsistente, passou da hora de algo sério ser feito
Muito triste o que o governador de São Paulo quer faze com o povo da cidade de São Paulo, quer conceder todo o transporte que a população fez com tanto esforço para a iniciativa privada. A turma dele fez isso no Rio de Janeiro e o hoje o preço da passagem lá é 7,90 e só piorou com o transporte lá . Se metrô fosse algo pra de conceder ou privatizar, o metrô das grandes cidades dos EUA, da Europa ou da China seriam privados, e não é, lá é tudo público, o metrô de Los Angeles é público, de Nova York é Público, de Paris é público, de Pequim é público.Muito triste para a população mais pobre de São Paulo.