Audiências públicas da Linha 20-Rosa são confirmadas para o segundo semestre
Informação foi revelada pela Secretaria de Parcerias em Investimentos e seguem declaração do chefe da pasta em março

A Linha 20-Rosa de metrô deverá ter suas audiências públicas realizadas no segundo semestre deste ano, confirmou a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI).
A pasta não estipulou datas exatas, mas afirmou ao jornal Diário do Grande ABC que o ramal é “prioritário”, assim como as linhas 19-Celeste e 22-Marrom.
Os três projetos estão sendo desenvolvidos pelo Metrô de São Paulo, ao contrário da Linha 16-Violeta, que foi repassada para a empresa Acciona.
A previsão da SPI faz coro com a declaração do secretário da pasta, Rafael Benini, que em março disse que a consulta pública da Linha 20 deve ser lançada em setembro.

Metrô no ABC já poderia estar em operação com a Linha 18-Bronze
Projeto cujo trecho prioritário vai da região da Lapa até a Avenida Professor Abrãao de Morais, na Zona Sul, a Linha 20 tem sido usada como uma promessa de corrigir o erro do cancelamento da Linha 18-Bronze pelo ex-governador João Doria (hoje sem partido).
Há quase seis anos, Doria decidiu abandonar o projeto de monotrilho já contratado para embarcar numa “aventura” em parceria com a concessionária Metra (Next) que prometia implantar um corredor de ônibus em 18 meses com capacidade similar à Linha 18.

Passado todo esse tempo, o “BRT” ainda está longe de ser concluído e teve a data de abertura adiada mais uma vez, para o segundo semestre de 2026. As “obras” teimam em girar em torno de um ponto de ônibus perto do Paço Municipal de São Bernardo.
Se tivesse seguido com a construção do monotrilho, a linha já poderia ter sido inaugurada desde meados de 2023.
Começa por Santo André ou Santa Marina?
Como o corredor não atrairá a demanda esperada pela Linha 18, a implantação da Linha 20 virou de fato prioridade a ponto do governador Tarcísio de Freitas prometer começar pelo ABC o ramal.

A despeito disso, até aqui todo o processo tem antecipado o trecho tecnicamente mais viável dentro da capital. Não se trata de preferência, mas de bom senso já que o trajeto Santa Marina-Abrãao de Morais terá mais conexões com a rede e demanda maior e mais equilibrada de passageiros.
O governo, inclusive, já decretou as desapropriações desse trecho que incluem o futuro pátio de manutenção ao lado da estação Santa Marina.
Apesar do prazo apertado, a gestão Tarcísio pretende lançar o edital de concessão da Linha 20-Rosa no ano que vem.
Estou muito cético quanto ao traçado do trecho entre a Av. do Cursino e a cidade de Santo André. Não ficarei surpreso se o traçado final vir a passar o mais longe possível de SBC, em função de lobby da Next.
Quanto ao BRT, chega a ser inacreditável o rumo que o andamento e também a divulgação das obras tomou. A falta de transparência da concessionária é tanta que chegou ao ponto de jogar pesado contra a própria Next. Mas se a própria Next não se defende, quem é que vai fazer isso por ela, não é mesmo?
Para quem não sabe (e isso nem vem sendo divulgado), o BRT envolve a construção de um largo trecho de vias novas (novas de verdade, tem gente achando que a obra é só segregação de faixas mas não é não). Pois saibam que a própria Next parece estar tocando esse frente de obra de forma bastante “envergonhada”, sem qualquer divulgação de detalhes, às escuras mesmo. Está fazendo questão de resumir a divulgação da obra àquela faixa segregada próxima ao terminal SBC e ao paço.
O que fornece fortes indícios de que o BRT sofre de um problema adicional que nem é mencionado publicamente: o fato de que a Next, que tem experiência para OPERAR corredor, não tem experiência nenhuma para CONSTRUIR corredor, o que logicamente seria um desastre a conferirmos nos próximos capítulos.
Excelente comentário.
1) Sobre onde as obras da linha 20-Rosa irão começar… Sinceramente? Vejo a “decisão” mudando, conforme o político que está próximo do secretário, ou mesmo do atual governador, está: Se o parlamentar é de SP, a obra começará de lá; junto aos políticos do grande ABC, a obra começará por esta região. É preciso uma decisão definitiva, embora creio que o ideal seria começar pelo ABC: haja vista a expansão da linha 2-Verde até a Penha, tirar uma parte do fluxo que vem do ABC da linha 2 é algo que vai atenuar bem o fluxo extra de passageiros.
2) BRT-ABC: O comentário abrange quase tudo o que penso. Achei especialmente verdadeira a fala da “obra envergonhada”!
É visível a falta de know-how da empresa para tocar esse tipo de obra. Planos confusos, andamento ainda mais confuso… Quebram, quebram, quebram.. E ficam pedaços de pistas totalmente quebrados, com o asfalto destruído por meses, até que chegam, concretam uma parte, a outra fica igual..
As estações? Nem sinal. Os lugares onde as pistas terão desvios, pelas estações? Quebrados, mas sem o desvio novo feito e liberado para o fluxo.
Agora, começaram a fincar estacas para o viaduto próximo à faculdade Mauá, sendo que nem terminaram de concretar os trechos anteriores. Dá um sério receio dessas estacas e vigas ficarem expostas ao tempo, tal como ocorreu com os trechos da linha 17-Ouro até 2024.
Os políticos da região? Fingem que a obra não existe, e só aparecem na bendita estação pronta junto ao Shopping Metrópole, ao lado de gente do governo estadual e da empresa, que mentem prazos o tempo todo. Nenhuma cobrança quanto à celeridade, a imprensa (da região e da cidade de SP) simplesmente finge que a obra – e seus transtornos – não existe. Isso para não falar no momento “vergonha alheia”, quando receberam uma delegação do Japão (!!!) para visitar essa obra que não anda!
E fora o que sempre repito quando abordo o assunto aqui: Até agora, nenhuma satisfação sobre integração (ou não) de tarifas.