Expansão da Linha 11-Coral até Cesar de Sousa volta ao radar da CPTM

Estação Cesar de Sousa (Jean Carlos)
Estação Cesar de Sousa (Jean Carlos)

A recuperação da estação Cesar de Sousa em Mogi das Cruzes voltou a ser alvo de discussão recentemente. O secretário de mobilidade do município, Caio Luz, afirmou ao G1 que a extensão da Linha 11-Coral à leste está em discussão com a CPTM.

Atualmente os trens da Linha 11-Coral fazem parada em quatro estações dentro de Mogi das Cruzes, sendo a última delas a estação Estudantes.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Entretanto, ainda existem outras duas estações dentro do município que não prestam serviços com passageiros regularmente. São elas a estação Eng. Cesar de Sousa e a estação Sabaúna no extremo leste do município.

A estação Cesar de Souza fica localizada entre os bairros de Vila Suissa, Jardim Juliana e Jardim São Pedro que contam com uma população estimada entre 40 e 45 mil habitantes.

Atualmente existem praticamente duas vias de acesso dos bairros até a região central de Mogi: a Avenida João XXIII e a Rodovia Henrique Eroles. As poucas ligações podem, em horário de pico, causar maior impacto ao sistema viário.

Estação Cesar de Sousa está em trecho operado pela MRS (Jean Carlos)
Estação Cesar de Sousa está em trecho operado pela MRS (Jean Carlos)

Além destes dois viários, temos a ferrovia que corta a região, mas que atualmente é utilizada somente por trens de carga da MRS Logística. A ideia é utilizar a faixa de domínio existente para levar os trens até o distrito.

Entretanto, o desafio é grande. Sendo necessário, no mínimo, uma duplicação das vias férreas e implantação de toda estrutura necessária para a circulação de trens como rede aérea, sinalização e a modernização/construção de uma nova estação.

Estudos passados indicam uma demanda significativa para a estação, que teria 9 mil passageiros diários nos primeiros anos de operação e passaria aos 17 mil passageiros após 10 anos de operação.

Demanda inicial da estação Cesar de Sousa (CPTM)
Demanda inicial da estação Cesar de Sousa (CPTM)

Entretanto, os mesmos estudos indicam que a demanda passageiros não necessariamente seriam de novos usuários. Segundo a análise realizada esse aumento seria acompanhado de uma diminuição do uso das demais estações como Estudantes e Mogi das Cruzes.

Cabe citar que o estudo realizado pela CPTM foi elaborado em 2011. Depois de mais de 10 anos a dinâmica de mobilidade na região pode ter sido alterada de forma que, atualmente, possa haver necessidade de ampliar o atendimento de transporte por meio ferroviário.

Demanda de Cesar de Sousa após 10 anos (CPTM)
Demanda de Cesar de Sousa após 10 anos (CPTM)

Como consequência de uma possível expansão, os moradores da região teriam maior qualidade em seus deslocamentos. O bairro seria valorizado e a construção de novos empreendimentos, sejam residenciais ou comerciais, poderia dinamizar a região.

Previous Post
Trens da CPTM precisam ser devolvidos ainda em maio (Jean Carlos)

Governo do estado cobra para que ViaMobilidade devolva trens da CPTM a partir de maio

Next Post

CPTM muda operação na Linha 11-Coral e no Serviço 710 durante o fim de semana de 20 a 21 de maio

Related Posts