Fábrica da Alstom em Taubaté completa 10 anos de operação

Fábrica da Alstom, em Taubaté (Jean Carlos)

A fábrica da Alstom, na cidade de Taubaté, completou 10 anos de operação. A unidade, que se tornou a principal da fabricante no país, responde por significativa parcela da produção da empresa.

A inauguração das instalações ocorreu em 2015 para atender uma primeira encomenda de 27 carros de VLT para o Rio de Janeiro. O projeto foi o segundo maior do mundo a utilizar veículos leves sem a necessidade de catenária. A fábrica também produziu carros para o Metrô de Santiago.

VLT do Rio
VLT do Rio (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Diante do aumento das encomendas, principalmente no Brasil, a Alstom realizou um investimento estratégico de R$ 100 milhões na ampliação de sua fábrica.

Nos últimos anos, a empresa recebeu duas encomendas nacionais de expressividade. O contrato para 36 trens Metropolis para a ViaMobilidade e outras 22 composições, também do modelo Metropolis, para a Linha 6-Laranja, da LinhaUni.

Composição da Série 8900 (Jean Carlos)
Composição da Série 8900 (Jean Carlos)

Dentre as encomendas internacionais se destacam 37 trens de cinco carros para o Chile, 64 composições para Taiwan e 13 trens para a Romênia.

A planta brasileira da Alstom é referência no manejo do aço inoxidável. Sua proximidade com redes logísticas importantes lhe conferem grande competitividade.

Máscara do novo trem da Linha 6-Laranja
Novo trem da Linha 6-Laranja (Linha Uni)

Para nutrir sua fábrica com mão de obra qualificada, a Alstom realizou uma parceria com o SENAI para a formação de 500 profissionais que atuam diretamente na produção dos novos trens. Ao todo são gerados 600 empregos diretos e 400 indiretos.

Previous Post
Estação Aricanduva em março de 2025

Linha 2-Verde: Vídeo mostra avanço das obras da estação Aricanduva

Next Post
Futura estação Ponte Grande, em Guarulhos

Obras da estação Ponte Grande, da Linha 2-Verde, custarão R$ 405 milhões

Related Posts