Fábrica da Hyundai Rotem abrirá no dia 23 de março

Fábrica da Hyundai Rotem abrirá no dia 23 de março

Mais uma fabricante de trens passará a ter uma fábrica no Brasil. No dia 23 de março, a sul-coreana Hyundai Rotem fará a inauguração oficial da sua primeira unidade no país, na cidade de Araraquara, no interior de São Paulo.

Apesar disso, as instalações já receberam os primeiros vagões trazidos da Coreia do Sul. São composições que serão entregues em breve ao Metrô de Salvador e também a Série 9500 da CPTM, recentemente vista a caminho do interior paulista.

Fábrica produzirá os novos trens da CPTM

Fábrica produzirá os novos trens da CPTM

Por enquanto, a unidade realiza apenas testes finais nos trens em equipamentos como ar-condicionado, portas e eletricidade. Eles passam por revisão e controle de qualidade antes de serem entregues. Mas a empresa já adianta que um galpão está sendo preparado para construir as caixas de aço dos vagões que, por enquanto, virão da Coreia.

Parceria ameaçada

O investimento da Rotem no Brasil chegou em boa hora já que a empresa tem fechado contratos significativos no país como o fornecimento de trens para o Metrô de Salvador e os 30 trens comprados pela CPTM. Além deles, em breve a ViaQuatro, concessionária que administra a Linha 4-Amarela de São Paulo, deverá fechar uma compra de 15 trens para suprir a linha após a expansão da fase 2.

A Rotem dependia da parceria nacional IESA, também instalada em Araraquara, mas que passa por dificuldades financeiras. Agora, os coreanos já podem tocar seus projetos sem depender de ninguém.