Primeiro tatuzão da Linha 6-Laranja está pronto

Uma das duas tuneladoras que farão os túneis da linha foi apresentada na China na semana passada
O primeiro tatuzão da Linha 6 é apresentado na China
O primeiro tatuzão da Linha 6 é apresentado na China
O primeiro tatuzão da Linha 6 é apresentado na China
O primeiro tatuzão da Linha 6 é apresentado na China

O primeiro dos dois tatuzões que serão usados na escavação da Linha 6-Laranja, na zona noroeste de São Paulo está pronto, conforme mostra a imagem acima. Projetada pela empresa francesa NFM Technologies e construída na China pela NHI, a tuneladora tem 10,6 metros de diâmetro e é do tipo ‘duplo’, que abre as duas vias de trilhos ao mesmo tempo.

Ela é também a primeira tuneladora a ser usada numa PPP (parceria público-privada), ou seja, foi escolhida sem que o ente público tivesse alguma influência nessa seleção. O consórcio Expresso Linha 6 é o responsável pela construção da linha, parte de outro consórcio, o Move São Paulo, que gerencia a obra e  cuidará da operação.

Os ‘shields’ partirão do poço Tietê, às margens do Rio do mesmo nome, cuja vala já está no final da escavação e preparo para receber os dois equipamentos. O primeiro escavará sentido Freguesia do Ó, num trecho de cerca de 5 km; já o segundo irá sentido São Joaquim com um percurso bem maior, de 10 km. Embora não haja uma informação oficial, acredita-se que eles começarão seu trabalho no segundo semestre.

Operação semelhante à da Linha 4

A Linha 6-Laranja deverá lembrar bastante a Linha 4-Amarela, a primeira a ser operada por uma empresa privada. Além de estações com plataformas laterais, a linha também terá as chamadas PSDs, portas de embarque que aumentam a segurança no embarque e desembarque, e trens sem condutor físico, sendo operados diretamente do CCO (Centro de Controle Operacional) e que ficará no pátio Morro Grande.

Os sistemas de comunicação e controle serão fornecidos pela Mitsubishi e os trens, especula-se, serão construídos pela francesa Alstom. A previsão é que a Linha 6 comece a operar em 2020.

Total
0
Shares
Previous Post
Projeção da futura Estação Suzano da CPTM

Incompleta, nova estação de Suzano da CPTM será aberta no dia 11 de fevereiro

Next Post
Fábrica produzirá os novos trens da CPTM

Fábrica da Hyundai Rotem será inaugurada no dia 23 de março

Related Posts