Falha de energia afetou circulação da Linha 9-Esmeralda nesta quarta-feira, 24

Problema entre Morumbi e Granja Julieta obriga operação em via única e levou ao acionamento do sistema PAESE

Linha 9-Esmeralda da ViaMobilidade (Jean Carlos)
Linha 9-Esmeralda da ViaMobilidade (Jean Carlos)

A circulação dos trens da Linha 9-Esmeralda foi afetada na manhã desta quarta-feira, 24 de junho, após uma falha no sistema de energia entre as estações Morumbi e Granja Julieta. O problema teria começado por volta de 6h e foi resolvido às 9h30, portanto, três horas e meia de impactos na operação.

Segundo a concessionária Motiva, responsável pelo atendimento do ramal, os trens deixaram de circular pela via 1 no trecho afetado. Com isso, a operação passou a ocorrer em via única entre as duas estações, provocando aumento nos intervalos e maior tempo de espera para os passageiros.

Para reduzir os impactos da ocorrência, a empresa acionou o sistema PAESE, que disponibiliza ônibus para reforçar o transporte entre as estações afetadas.

A Linha 9-Esmeralda liga Osasco a Varginha e é uma das mais movimentadas da rede metropolitana, transportando diariamente centenas de milhares de passageiros. Falhas que afetam a circulação em trechos centrais do ramal costumam gerar reflexos em toda a operação.

Em nota, a concessionária destacou que os ônibus do PAESE eram um reforço na opção ao passageiro para percorrer o trajeto. Já o problema, foi provocado por falha elétrica.

“A ViaMobilidade informa que, devido a uma falha de energia na região da estação Morumbi, da Linha 9–Esmeralda, trens circulam em via única entre as estações Morumbi e Granja Julieta e com maiores intervalos em toda linha. Ônibus do sistema PAESE foram acionados para auxiliar na demanda de clientes e equipes nas estações dão orientações sobre o fluxo.

Equipes de manutenção atuam no local para regularizar a operação no menor tempo possível.”