Fim do Serviço 710 é certo e irreversível, aponta estudo do Trem Intercidades

Trem da Linha 7-Rubi (Jean Carlos)
Trem da Linha 7-Rubi (Jean Carlos)

O Serviço 710, que atualmente integra as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa, deverá ser extinto. As informações obtidas no Estudo de Impacto Ambiental (EIA) do TIC Eixo Norte indicam, mais uma vez, a separação do serviço em Barra Funda.

Apesar do modelo de operação unificado das linhas 7 e 10 ser bem sucedido, eliminando a necessidade de baldeações em estações movimentadas onde o fluxo de passageiros geram enormes gargalos, o fim do serviço era previsível.

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O EIA é o estudo que analisa o impacto das obras e da operação dos empreendimentos. No caso do TIC, parte da estrutura ferroviária será alterada para permitir a eficiência dos novos serviços e isso inclui a supressão parcial da Linha 7-Rubi que terá como ponto terminal a estação Palmeiras-Barra Funda.

Serviço 710 ligando Jundiaí à Rio Grande da Serra (Jean Carlos)
Serviço 710 ligando Jundiaí à Rio Grande da Serra (Jean Carlos)

A página 85 do capítulo 9 do EIA traz os impactos potenciais no meio sócio econômico, dando ênfase aos reflexos na infraestrutura viária de transporte e logística.

O item 10.08 cita de forma clara: “Necessidade de baldeação para passageiros da Linha 7 e Linha 10”. A redação do seguinte item cita a necessidade de liberação de espaço físico para a implantação do serviço expresso do TIC. Parte da área entre Barra Funda e Luz será utilizada como estacionamento dos trens expressos. O relatório destaca ainda:

“A partir das obras de remodelação da Linha 7 Rubi e do início da concessão haverá, obrigatoriamente a baldeação na estação Barra Funda.

Trens da Linha 7-Rubi não irão atender a estação Luz no futuro (Jean Carlos)
Trens da Linha 7-Rubi não irão atender a estação Luz no futuro (Jean Carlos)

A matriz de avaliação de impactos indica qual a natureza das alterações. Neste sentido, o relatório indica que a mudança será negativa e que se dará durante a operação do TIC. O relatório ainda aponta que a separação do serviço 710 é certa, de longo prazo e irreversível.

Matriz de impacto do Serviço 710 (Jean Carlos)
Matriz de impacto do Serviço 710 (Jean Carlos)

O relatório, entretanto, aponta que o fim do Serviço 710 será de baixa magnitude e de baixa importância. A CPTM tem trabalhado em alternativas de mobilidade que contornam este problema como a expansão da Linha 11-Coral.

O relatório aponta que medidas mitigadoras adicionais deverão ser adotadas. Entre elas destacam-se:

  • Mapeamento das partes interessadas
  • Divulgação de informações
  • Consulta às partes interessadas
  • Atendimento e gerenciamento de reclamações e consultas
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