O Metrô começará a instalar oito novas escadas rolantes na estação Pinheiros, da Linha 4-Amarela, a partir de 19 de dezemebro. Segundo a ViaQuatro, concessionária que opera o ramal, a expectativa é que a capacidade de locomoção na estação aumente em 50%. Hoje já existem 24 escadas rolantes nos cinco pisos da estação.

“Fizemos diversos estudos de fluxo na Estação Pinheiros e concluímos que as novas escadas rolantes serão fundamentais para evitar aglomerações – mesmo após o final da pandemia – e reduzir o tempo de transferência entre as duas linhas. Pinheiros está entre as estações mais movimentadas tanto da CPTM quanto da ViaQuatro e queremos oferecer mais conforto a todas essas pessoas”, afirmou Alexandre Baldy, Secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo.

As novas escadas rolantes serão instaladas nos mezaninos inferior e superior e nos níveis intermediário 1 e superfície. O Metrô prevê que tudo esteja concluído até junho de 2021. As obras devem ocorrer durante a madrugada quando a estação estiver fechada.

Das 8 escadas rolantes, 2 devem ficar na área que pertence a CPTM da estação homônima da Linha 9-Esmeralda. As outras 6 ficarão na área da ViaQuatro. O Metrô informa também que durante as obras, algumas lojas terão que ser realocadas para outros lugares dentro da estação e que as catracas, tanto da CPTM quanto da ViaQuatro, serão alteradas com a devida sinalização.

Elevador em Faria Lima

O contrato de instalação das escadas rolantes com a empresa Escal Indústria e Comércio de Elevadores e Escadas Rolantes também inclui uma escada rolante para um dos acessos da estação Faria Lima e um elevador. A parada é a 3ª mais movimentada da Linha 4 das que não são conectadas a outros ramais, atrás de São Paulo-Morumbi e Butantã.

A licitação, lançada em 2019, acabou atrasando por conta de um recurso administrativo movido pela Thyssenkrupp Elevadores, que foi negado pelo Metrô.