Folha errou: Metrô inaugurou três estações num mesmo distrito poucos anos atrás

As estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin (foto) foram abertas ao mesmo tempo em 2017

A inauguração simultânea de várias estações de metrô é algo raro em São Paulo, mas não tanto quanto uma reportagem do jornal Folha de São Paulo afirma. Publicada neste domingo (6), a matéria citou erroneamente que a última vez que houve uma entrega de três estações em um distrito foi em 1991, quando a Linha 2-Verde (na época o chamado Ramal Paulista) foi aberto.

O título do artigo da Folha (“Entrega de trio de estações de metrô como em Perdizes é inédito em mais de 30 anos“) buscou criar um fato de impacto para falar sobre a futura abertura de três estações da Linha 6-Laranja no distrito de Perdizes (SESC-Pompeia, Perdizes e PUC-Cardoso de Almeida), e que deve ocorrer em 2026.

No entanto, a afirmação é falsa já que o Metrô repetiu essa situação há menos de seis anos. Em setembro de 2017, a companhia inaugurou ao mesmo tempo as estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin, da Linha 5-Lilás – hoje operada pela ViaMobilidade.

Os distritos de Santo Amaro e Perdizes (Prefeitura de SP)

O trecho de 2,8 km está inserido no Distrito de Santo Amaro, na Zona Sul da capital, portanto seguindo o mesmo critério usado pela Folha.

Houve ainda a abertura das estações de monotrilho de São Lucas, Camilo Haddad e Vila Tolstói em abril de 2018, todas elas no Distrito de São Lucas – a inauguração incluiu também a estação Vila União, mas que pertence a outro distrito.

Recorde à vista

Apesar da informação equivocada do jornal, a Linha 6-Laranja realmente pode protagonizar um ineditismo na malha metroviária. Se for de fato inaugurada com todas as 15 estações hoje em obras, será a primeira vez que São Paulo ganhará um trecho tão grande de metrô.

Até hoje, o Metrô abriu suas linhas em etapas, estratégia considerada mais segura e que permite correções e aprimoramentos à medida que a operação ganha corpo.

Estação Camilo Haddad

Quando ainda era chamada de “Norte-Sul”, a Linha 1-Azul foi aberta com sete estações em setembro 1974, entre Jabaquara e Vila Mariana. Outros trechos vieram logo em seguida, mas nunca superando esse número de paradas.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

As linhas 2-Verde e 3-Vermelha também foram expandidas aos poucos enquanto a Linha 4-Amarela foi aberta com estações incompletas pelo seu caminho.

A própria Linha 5-Lilás quase igualou o recorde da Linha 1-Azul a ser inaugurada com seis estações em 2002.

Previous Post
Instalação de novos pisos na estação Belém (Jean Carlos)

Estação Belém da Linha 3-Vermelha vai ganhar novos pisos

Next Post

Obras de “shopping” na estação Vila Sônia começam

Related Posts