Os primeiros funcionários terceirizados contratados para oferecer atendimento aos passageiros já estão presentes em algumas estações do Metrô de São Paulo, como constatou o site.
A reportagem encontrou dois deles na Estação da Luz, da Linha 1-Azul e que estavam sem uniforme. Segundo uma pessoa consultada, a empresa Works Construção e Serviços, que assinou contrato com o Metrô para prestar o serviço, iniciou o atendimento em 15 de janeiro.
Vencedora do pregão eletrônico em 10 de novembro, a Works teve a assinatura do contrato adiada inicialmente por um recurso administrativo da concorrente Contax, mas que foi julgado improcedente pela companhia em dezembro.
A assinatura do contrato ocorreu em 20 de dezembro, o que indica que o processo movido pelo Sindicato dos Metroviários no Tribunal Regional do Trabalho teve decisão favorável ao Metrô.

A entidade alegava que a prestação de serviço de atendimento deveria ser feita por funcionários concursados e com isso conseguiu atrasar o pregão, mas não barrá-lo. A Justiça do Trabalho, no entanto, afirmou que analisaria a alegação enquanto o certame era realizado.
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A Works foi contratada por um valor de R$ 51,4 milhões e irá disponibilizar pessoal que auxiliará os funcionários do Metrô nas estações e trens. O contrato tem prazo de vigência de 34 meses.
O número de funcionários terceirizados, no entanto, não é conhecido.