Estudo da Linha 20-Rosa justifica extensão até Santo André por demanda frustrada pelo BRT ABC

Redução da demanda provocada pelo troca da Linha 18-Bronze por um corredor de ônibus motivou Metrô a levar novo ramal até o centro de Santo André, onde haverá ligação com a Linha 10-Turquesa, da CPTM
Extensão da Linha 20-Rosa teve influencia do BRT-ABC (Jean Carlos)
Extensão da Linha 20-Rosa teve influencia do BRT-ABC (Jean Carlos)

A substituição da Linha 18-Bronze pelo corredor de ônibus BRT ABC foi positiva para ao menos um município, Santo André, que assumiu o lugar de São Bernardo do Campo como destino de um ramal metroviário no ABC Paulista.

É o que sugere o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da Linha 20-Rosa, recentemente publicado e que está passando por audiências públicas.

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O site fez quatro artigos detalhados mostrando tecnicamente as desvantagens do BRT perante ao monotrilho:

O documento ambiental da Linha 20-Rosa cita que o traçado do ramal foi estendido de Afonsina, antiga estação terminal na divisa de São Bernardo e Santo André, para o centro da segunda cidade em virtude da redução da demanda no local após o cancelamento da Linha 18-Bronze de monotrilho.

Ao contrário do ramal metroviário, o corredor de ônibus bancado pela empresa Metra/Next deverá atrair metade da demanda na melhor da hipóteses, além de significar viagens mais demoradas até a Linha 2-Verde, destino final do BRT.

Estações da Linha 20-Rosa (Metrô SP)
Estações da Linha 20-Rosa (Metrô SP)

Segundo o documento em sua página 29, o objetivo principal da extensão é propiciar à Linha 20-Rosa um maior número de integrações na rede, destacando a exclusão da Linha 18-Bronze e a adição do BRT, modo que terá fluxo mediano de transporte e cuja integração deverá ser tarifada.

“Em adição, alterações nas diretrizes de expansão da rede, em que se destaca a exclusão da Linha 18-Bronze do conjunto de linhas e sua substituição por uma proposta de Bus Rapid Transit (BRT) suscitaram a ampliação do escopo da Linha 20-Rosa para melhorar as conexões de rede, com sua extensão da estação Lapa até a estação Prefeito Saladino, na Linha 10-Turquesa de trem metropolitano, em um primeiro momento,” diz o texto.

Estação Afonsina da Linha 20-Rosa (Metrô)
Estação Afonsina da Linha 20-Rosa (Metrô)

Trata-se, portanto, de uma das raras vezes em que o governo do estado admite que a troca de modal trará prejuízo à população de São Bernardo do Campo. Em pronunciamentos, membros da gestão estadual têm insistido que os modais são equivalentes.

Conexão com a Linha 10-Turquesa como compensação

Durante a segunda audiência pública realizada nesta segunda-feira (29), um dos gerentes do Metrô afirmou que a extensão da Linha 20-Rosa foi decidida após estudos que mostraram viabilidade para o atendimento adicional junto à Linha 10-Turquesa:

“Ela [Linha 20] foi estendida até Santo André porque nos estudos, logo de início, ficou bem claro para nós que ela teria uma funcionalidade muito maior, a despeito de uma extensão muito grande maior do que o normal da média das linhas que a gente tem em São Paulo até hoje, mas que ela teria uma funcionalidade muito ampliada se chegasse em Santo André e se integrasse com a Linha 10.”

A transferência entre BRT e Linha 20-Rosa está contemplada na estação Afonsina. Entretanto, não existem garantias de que essa transferência será realizada de forma gratuita, algo que, com o monotrilho, seria garantido já que ele faria parte da malha metroferroviária.

Cabe ressaltar que a política tarifária não é desenhada pelo Metrô, que apenas realiza o projeto. Em julho de 2019 o governo anunciou o cancelamento da Linha 18-Bronze, afirmando que a Linha 20-Rosa passaria por estudos de expansão até a divisa de São Bernardo e Santo André.

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  1. Ao menos o governo já reconheceu que o BRT é infinitamente inferior ao monotrilho. Agora queria saber o que esse ex governador pensa… Não seria mais fácil entrar em acordo com a Metra/ Next para entrar no consórcio do monotrilho? Todos iriam sair ganhando…

    1. O trecho de maior demanda da linha foi retirado do projeto. A linha não deve mais atender a região da Faria Lima. Por quê?

  2. A cor certa desta linha poderia ser “cor de fumaça”, mais precisamente “cortina de fumaça”, essa linha só foi divulgada mesmo para tapar a sacanagem que fizeram com o monotrilho.

  3. Jura que o cidadão bernardense terá prejuízo com o BRT que o Dória deu de presente pra next… Pra continuar vivendo sem surtar nesse país só a base de medicamentos.

  4. Essa linha só chega no ABC se ela for construída por inteira. Se for com negócio de trecho prioritário até a Saúde, para depois fazer até o ABC, pode esquecer.

  5. bom eu sou de sbc não votei em doria sabia que era picareta.essa linha 20 se sair sera apenas o trecho dentro de sp o abc vai ficar com deus.

    1. Luis, menos teoria da conspiração. O site tem um botão de denúncia de comentários considerados ofensivos, mas alguns leitores estão o utilizando para tumultuar a discussão. O problema é que quando isso ocorre, o comentário volta a ficar em moderação. Se seu comentário é respeitoso, voltará a aparecer. Estou procurando um outro sistema que seja mais eficiente que o atual, mas ainda não encontrei.

  6. Esta Linha 20-Rosa está sendo usada em mais um estelionato publicitário eleitoreiro como uma pretensa compensação para o cancelamento da Linha 18-Bronze e a intenção do desmembramento da Linha Integradora-710 que faz o trajeto em paralelo e possui altíssima taxa de demanda e aprovação para se lançar um TIC até Campinas entre outras na região do ABC que faz atualmente um trajeto em paralelo, desta forma sua situação real ficou clara neste ano quando o Metrô lançou a licitação do projeto funcional e de arquitetura, em conluio com o Impacto Ambiental (EIA), um órgão burocrático totalmente manipulado pelos governantes que nunca consulta os usuários, somente no trecho Santa Marina São Judas, foi considerado prioritário por ela, ao contrário da extensão até o ABC Paulista, tida como opcional foi mutilada e descartada, e mais uma vez a população do ABC foi ludibriada com a total conivência dos prefeitos locais do PSDB, e o cambalacho confirmado, pois com a reunificação da Linha Integradora-710 que agora querem extinguir, esta linha perderia a razão de ser, pois estas já possuem as Estações de Santo André e Lapa no seu trajeto, sendo sua previsão após a década de 40, lembrando que o mandato termina em 2026!

  7. Pena que nenhum deputado estadual ou vereador da região do ABC e São Paulo questionou este BRT, que é menos eficiente que o monotrilho que seria implantado. Além disto o Estado de São Paulo vai ter que pagar ao consórcio que faria o monotrilho pela rescisão do contrato. Isto é a herança que o governo anterior deixou. Daqui há vinte anos vão lamentar isto.

    1. a linha bronze foi descartada pq canibalizaria passageiros do trólebus. Quem iria de trólebus até o Jabaquara se poderia pegar o monotrilho até a linha verde?

  8. Pelo andar da carruagem,e pelas frequentes notícias sobre o metrô chegar até o ABC, acho que meu neto que fez 2 anos talvez consiga ver essa inauguração até Santo André.
    Porque eu com 47 anos de vida não vou conseguir ver nem em sonho.
    Como dizia Chico picadinho: ”vamos por partes” afinal eles tem que continuar garantindo os votos né?
    Metrô aqui no ABC já virou piada…
    Mera utopia a longo prazo, infelizmente!

  9. Essa linha, caso venha para o ABC, deveria, a partir da Estação Afonsina, seguir o caminho da extinta Linha 18, até o Terminal São Bernardo, ao menos…não faz sentido ir até Santo André, a Linha 10 já leva as pessoas até a Lapa…

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