Sem revelar, mas já dando pistas de uma mudança, o governo confirmou que fará o anúncio do “novo modal de transporte público” que será implantado no lugar da Linha 18-Bronze de monotrilho nesta quarta-feira (03). O evento no Palácio dos Bandeirantes contará com a presença dos prefeitos da região do ABC Paulista além do vice-governador Rodrigo Garcia e o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.

A promessa de Doria era anunciar em junho o resultado de um estudo encomendado a uma misteriosa comissão interna após cerca de 90 dias de análises. A nota ainda ressalta que o “projeto dará solução à antiga demanda da região” que inclui os municípios de São Bernardo do Campo, Santo André e São Caetano do Sul.

Como adianta o curto aviso da assessoria do governador, trata-se de um novo modal, ou seja, descartando o atual projeto de monotrilho, licitado em 2014 na forma de uma PPP (Parceira Público-Privada) em que o consórcio VEM ABC saiu vencedor. Orçado em cerca de R$ 5 bilhões, a maior parte a cargo do parceiro privado, o projeto não saiu do papel primeiro por falta de recursos para as desapropriações, mas já na gestão de Doria elegeu-se o alto custo do projeto e uma suposta demanda menor para colocar o monotrilho em xeque.

BRT a caminho

Embora tenham feito menções favoráveis e aleatórias em diversos momentos, Doria e sua equipe devem anunciar um BRT para o lugar do monotrilho. Corredor de ônibus que busca inspiração nas soluções metroviárias, o BRT tem sido uma aposta comum entre políticos devido ao seu tempo de implantação mais curto e custo mais baixo, além de agradar o lobby de viações de ônibus da região do ABC. Ao contrário do monotrilho, que roubaria sua demanda, o suposto BRT poderá ser um complemento ao Corredor ABD, implantado na região no final dos anos 80.

Ao menos nesta quarta-feira ficará mais claro quais foram os motivos que fizeram Doria abandonar uma linha metroviária após milhões de reais desperdiçados.

Consórcio VEM ABC aguardou por quase cinco anos a ordem de serviço para construir o monotrilho da Linha 18