Destaques Linha 18

Governo anuncia “novo modal” de transporte do ABC Paulista nesta quarta-feira (03)

Sem revelar detalhes, mas já antecipando mudanças, governador João Doria apresentará substituto do monotrilho da Linha 18-Bronze às 11h30 no Palácio dos Bandeirantes
Será esse o "novo modal de transporte público" do ABC Paulista? (GESP)

Sem revelar, mas já dando pistas de uma mudança, o governo confirmou que fará o anúncio do “novo modal de transporte público” que será implantado no lugar da Linha 18-Bronze de monotrilho nesta quarta-feira (03). O evento no Palácio dos Bandeirantes contará com a presença dos prefeitos da região do ABC Paulista além do vice-governador Rodrigo Garcia e o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.

A promessa de Doria era anunciar em junho o resultado de um estudo encomendado a uma misteriosa comissão interna após cerca de 90 dias de análises. A nota ainda ressalta que o “projeto dará solução à antiga demanda da região” que inclui os municípios de São Bernardo do Campo, Santo André e São Caetano do Sul.

Como adianta o curto aviso da assessoria do governador, trata-se de um novo modal, ou seja, descartando o atual projeto de monotrilho, licitado em 2014 na forma de uma PPP (Parceira Público-Privada) em que o consórcio VEM ABC saiu vencedor. Orçado em cerca de R$ 5 bilhões, a maior parte a cargo do parceiro privado, o projeto não saiu do papel primeiro por falta de recursos para as desapropriações, mas já na gestão de Doria elegeu-se o alto custo do projeto e uma suposta demanda menor para colocar o monotrilho em xeque.

BRT a caminho

Embora tenham feito menções favoráveis e aleatórias em diversos momentos, Doria e sua equipe devem anunciar um BRT para o lugar do monotrilho. Corredor de ônibus que busca inspiração nas soluções metroviárias, o BRT tem sido uma aposta comum entre políticos devido ao seu tempo de implantação mais curto e custo mais baixo, além de agradar o lobby de viações de ônibus da região do ABC. Ao contrário do monotrilho, que roubaria sua demanda, o suposto BRT poderá ser um complemento ao Corredor ABD, implantado na região no final dos anos 80.

Ao menos nesta quarta-feira ficará mais claro quais foram os motivos que fizeram Doria abandonar uma linha metroviária após milhões de reais desperdiçados.

Consórcio VEM ABC aguardou por quase cinco anos a ordem de serviço para construir o monotrilho da Linha 18

About the author

Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

7 Comentários

Click here to post a comment
    • Tomara mesmo, e que nunca a merda de BRT saia do papel. Tem que fazer uma investigação profunda sobre os interesses desse cidadão asqueroso chamado João Doria, o que ele deve ter de interesse por trás dessa troca horrenda deve ser algo muito “grande”

      • Ja li em algum lugar q o minimo q o governo de SP tem q fazer é ressarcir todos os gastos que a vemABC teve ate agora, vamo ver se esse BRT vai ser mais barato mesmo

  • Pior governo deste estado desde a redemocratização. Foi-se o tempo que o governo do Estado (leia-se: Mário Covas) propunha um desafiador e corajoso projeto de metrô ligando uma região extremamente periférica como Capão Redondo até o centro da cidade.

    O que temos hoje são moleques de suéter vendidos ao lobby de interesses escusos.

    Vão direto pra lata do lixo eleitoral na próxima eleição.

  • Estou sem palavras, indignação total. Escolha ridícula feita por um governador ridículo, população deveria protestar fortemente contra esse lixo de BRT, bater de frente com esse mala metido que se acha “O GESTOR”, sujeito mais patético que eu já vi na vida,mauricinho infeliz

    Agora quero ver o que o Sr João Ferreira de Lima tem a dizer, vivia me xingando quando eu falava mal do ídolo dele, quero ver agora…

    • Concordo com vc Felipe Luchiari, esse gonvernadozinho de merda, não passa de um arrogante metido a besta, metido a gestor que vai fazer nosso estado retroagir mais quatro anos, isso se depois não vier mais quatro pq o povo de São Paulo na hora de votar, são tudo metido a besta, só vota nesses pangarés que chegam com um discursinho bonito pra iludir os ridículos…aquele abraço.

Airway