Governo cogita retorno do Serviço 710 no futuro e novos serviços entre linhas distintas

Serviço 710 poderá retornar (Jean Carlos)
Serviço 710 (Jean Carlos)

Com o avanço do programa de concessões do governo, o Serviço 710, que torna as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa em apenas uma operação, será encerrado devido a segregação operacional entre os ramais.

Apesar disso, investimentos futuros previstos dentro destes contratos podem viabilizar não só o retorno do serviço mas novos tipos de operação conjunta.

Durante a audiência pública das linhas 10 e 14, Augusto Almudin, diretor de assuntos corporativos da Companhia Paulista de Parcerias, comentou sobre a implantação de novos serviços ferroviários que será viabilizada com a implantação do sistema de sinalização ETCS.

Augusto Almudin durante audiência pública das linhas 10 e 14 (GESP)
Augusto Almudin durante audiência pública das linhas 10 e 14 (GESP)

O novo modelo de sistema e controle de trens permitirá avanços em termos de eficiência e também a interoperabilidade, ou seja, trens de diferentes modelos e tipos poderão trafegar em diversas linhas sem interferências.

A proposta do governo é que, após a mudança do sistema de sinalização e reforma nas vias, seja possível a interoperabilidade entre todas as linhas, possibilitando a criação serviços futuros que abranjam mais de uma linha.

“Mas no futuro, considerando a implantação do sistema ETCS e a requalificação de todas as vias que fazem parte do nosso programa de concessões, poderá haver a interoperabilidade futura entre todas as linhas.”

Níveis do ETCS (CPTM)
Níveis do ETCS (CPTM)

Entretanto, apesar do desafio técnico ser vencido no médio prazo, as complexidades de uma operação conjunta esbarram na burocracia. Com uma única operadora este tipo de atividade seria simples, mas com diversas concessionárias a situação torna-se complexa.

Entre várias questões que podem ser levantadas estão os custos diretos e indiretos em uma operação compartilhada, regras e padrões de comunicação, treinamentos entre concessionárias, entre outros.

Almudin destaca que um arranjo regulatório será necessário para a viabilidade deste tipo de operação, ou seja, ajustar contrato a contrato para que toda a operação esteja em sinergia com as obrigações de cada empresa.

Serviço 710 ligando Jundiaí à Rio Grande da Serra (Jean Carlos)
Serviço 710 ligando Jundiaí à Rio Grande da Serra (Jean Carlos)

“Então, serviços futuros que abranjam mais de uma linha não estão descartados, embora seja necessário um arranjo regulatório para fazê-lo”

Em linhas gerais, existe uma possibilidade de retorno do Serviço 710 após seu desmembramento. Entretanto, isso dependerá de atualizações tecnológicas e de ajustes contratuais. Neste caso, a burocracia em se lidar com várias empresas distintas poderá se tornar o grande entrave para novos serviços multilinhas.

Previous Post

Tatuzão da Linha 2-Verde chega ao VSE Madrid, última parada antes da Estação Orfanato

Next Post
Primeiro trem da Linha 6-Laranja será entregue até junho

Primeiro trem da Linha 6-Laranja será entregue até o final do semestre

Related Posts