Governo confirma que Linha 10-Turquesa ficará com os trens mais velhos da CPTM

Série 2500
Série 2500 (Jean Carlos/SP Sobre Trilhos)

Durante a entrevista ao Pod nos Trilhos, da Revista Ferroviária, o secretário de Parcerias em Investimentos (SPI), Rafael Benini, confirmou que o governo do estado pretende repassar os trens mais novos da CPTM à futura concessionária que assumir as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade.

Segundo Benini, o plano é que a operadora privada possa utilizar essas composições por mais tempo antes que seja preciso estudar uma possível aquisição de material rodante novo. Seriam ao todo 103 trens.

Nesse cenário, sobraram para a Linha 10-Turquesa os trens mais antigos hoje em operação na CPTM. A informação já havia sido revelada pelos primeiros documentos da audiência pública, realizada em junho.

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Composição da Série 8500 na estação João Dias
Composição da Série 8500 na estação João Dias (Diego Silva)

O secretário justificou a estratégica ao afirmar que não faria sentido segurar os trens mais novos com a CPTM já que a Linha 10 também será leiloda dentro de um pacote que inclui a futura Linha 14-Ônix.

“Antes na 8 e 9, eu joguei para 11, 12 e 13, agora eu não tenho mais para onde ‘jogar'”, disse.

Benini espera que a concessionária possa estender o uso desses trens que por projeto podem rodar por 40 anos. Mas, caso seja preciso uma renovação, o contrato prevê o investimento contingente, em que o estado e o parceiro privado discutem em comum acordo realizar a compra de mais unidades.

A CPTM tem atualmente 181 composições, sendo que 78 delas estão nas linhas 11, 12 e 13. Outra parte está sendo devolvida pela ViaMobilidade até o começo de 2025.

Trem da Série 7000 está entre os mais antigos hoje na CPTM
Trem da Série 7000 está entre os mais antigos hoje na CPTM

Destes, os trens mais novos são os oito Série 2500 fabricados na China e que rodam na Linha 13-Jade, seguido pelos 35 trens da Série 8500, fornecidos pela CAF.

Há ainda a numerosa frota da Série 8000, também da CAF, que são operados por meio de uma PPP com a empresa CTrens, e nove Série 9000, produzidos pela Alstom, e alguns Série 7000 e 7500.

As composições mais antigas ainda em uso são alguns Série 2000 e 2070, mas elas deverão ser retiradas de serviço num futuro breve.

Sobre a Linha 10, Benini ainda disse que a concessão do ramal deverá incluir a compra de trens novos.

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