O governo de São Paulo anunciou nesta quinta-feira, 23, novos projetos de mobilidade sobre trilhos. Estão englobados os Trens Intercidades para São José dos Campos, Santos e também novos projetos de VLT.
A ampliação da malha de trens intercidades é uma das prioridades do governo. A rede em estudo contempla quatro rotas, sendo que uma delas já foi licitada, o roteiro entre São Paulo e Campinas.
As rotas para São José dos Campos e Santos apresentam grandes complexidades técnicas, ora por questões relacionadas ao relevo dos trechos, ora por pelo compartilhamento de vias com operadoras de carga.
No caso de São José dos Campos o governo avalia utilizar o traçado da Linha 13-Jade como rota alternativa enquanto no trajeto para Santos a ideia está dividida entre o sistema cremalheira e uma rota utilizando a faixa de domínio da rodovia dos Imigrantes.

Os Veículos Leves Sobre Trilhos são modos de transporte de média capacidade para cidades em relativo grau de desenvolvimento e mobilidade. Duas cidades no estado serão contempladas com os projetos.
A cidade de Sorocaba era servida por trens de passageiros até a década de 90. A ideia é utilizar a rede ferroviária na local para implantar um serviço ferroviário, revitalizando a cidade e as vias férreas.
O novo sistema se interligará com quatro sistemas de ônibus de média capacidade e o novo TIC Sorocaba. Previsto para chega até município de Iperó o novo modo de transporte está em fase de planejamento.

Campinas por sua vez já teve sistemas de Veículo Leve Sobre Trilhos no passado entre Barão de Itapura, na região central, até Campos Elíseos utilizando uma antiga via férrea desativada.
A proposta para a cidade de Campinas é de realizar a ligação entre o TIC Eixo Norte e o Aeroporto de Viracopos, potencializando a demanda e facilitando os deslocamentos até o terminal aeroportuário.
Os projetos deverão passar por revisão técnica e novos estudos de demanda. O estado pretende apresentar os projetos para a iniciativa privada para potencializar sua implantação.