Linha 19-Celeste já tem primeiros terrenos desapropriados no centro de SP

Metrô, por meio do governo do estado, tornou como utilidade pública 15 áreas no Vale do Anhangabaú, Praça das Bandeiras e imediações. Projeto, no entanto, ainda não foi licitado

Edifícios no centro de SP desapropriados para a Linha 19-Celeste
Edifícios no centro de SP desapropriados para a Linha 19-Celeste (Reprodução Google Earth)

A Linha 19-Celeste do Metrô que ligará o município de Guarulhos ao centro da capital paulista ainda não teve as obras e modelagem operacional definida ainda, mas o governo do estado decidiu liberar os terrenos necessários para sua implantação.

A primeira parte das desapropriações que envolvem o ramal de 17 km de extensão tornou-se realidade na segunda-feira, 20, quando a gestão estadual publicou um decreto de utilidade pública de 18 áreas na região central de São Paulo.

Os terrenos selecionados pelo Metrô serão usados para a construção das estações São Bento e Anhangabaú da Linha 19-Celeste, onde haverá a conexão com as linhas 1-Azul e 3-Vermelha. Além delas, há também uma área no entorno da Praça Pérola Byington que deverá abrigar um poço de venitilação e saída de emergência.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Estacionamento e edifício desapropriados perto da Praça Pérola Byington (GE)
Estacionamento e edifício desapropriados perto da Praça Pérola Byington (Reprodução Google Earth)

Dos 18 blocos, nove são desapropriações de fato enquanto os demais nove serão usados para ocupação temporária para canteiros e outras utilizações.

A primeira área com desapropriações compreende a região onde está o Viaduto Santa Efigênia. Lá o Metrô (ou uma concessionária privada) usará um terreno da Praça Pedro Lessa e também o local onde existe hoje uma escada de acesso ao viaduto. Já pequenos edifícios em frente à praça serão demolidos e devem abrigar os acesso da estação.

O Metrô também ocupará provisoriamente uma parte do Vale do Anhangabaú bem ao lado do Viaduto do Chá, mas a função não está clara.

A maior ocupação ocorrerá na Praça da Bandeira, onde há o terminal de ônibus da SPTrans. Ali ficará a nova estação Anhangabaú e será preciso desocupar um terreno em frente à Ladeira da Memória e outros dois na Rua Santo Amaro, para construir os acessos.

Os terrenos estão desocupados ou sendo usados por estacionamentos, o que facilita sua liberação. Boa parte do terminal de ônibus terá de ser bloqueada, causando mudanças na operação do terminal.

Por fim, há dois terrenos próximos à Praça Pérola Byington declarados de utilidade públcia. Um deles era ocupado por um posto de combustível enquanto o outro funcionava um estacionamento e um pequeno edifício comercial. Além disso a própria praça será interditada durante as obras.

Mapa de estações da Linha 19-Celeste
Mapa de estações da Linha 19-Celeste

Projeto da Linha 19 está evoluindo

O início das desapropriações da Linha 19-Celeste ocorre em meio ao avanço dos projetos e estudos para sua implantação. No entanto, ainda não está claro quando o governo Tarcísio de Freitas irá lançar sua concessão à iniciativa privada.

Embora seja a linha em estágio mais avançado, ela sofre a concorrência da Linha 20-Rosa, entre Santa Marina e Santo André, que é considerada um ativo eleitoral por envolver o Metrô no ABC, região de mobilidade urbana precária e que sofre com lobbies rodoviários.

A Linha 19 em sua primeira fase terá 17,6 km de extensão e 15 estações. Há uma segunda etapa, a partir do centro de São Paulo indo até a região do Campo Belo, porém, o trecho não tem sido comentado há anos.

Terreno em frente à Ladeira da Memória, no Anhangabaú
Terreno em frente à Ladeira da Memória, no Anhangabaú (GE)

Veja quais são os blocos desapropriados ou que terão ocupação provisória:

Bloco 19057 – Prédios comerciais em frente à Praça Pedro Lessa.

Bloco 19058 – Escada de acesso ao Viaduto Santa Efigênia.

Bloco 19059 – Praça Pedro Lessa.

Bloco 19060 – Trecho com árvores ao lado e abaixo do Viaduto do Chá (ocupação provisória).

Bloco 19061 – Terminal de ônibus (ocupação provisória).

Bloco 19062- terminal de ônibus (ocupação provisória).

Bloco 19063 – Monumento à Bandeira (ocupação provisória).

Bloco 19064 – Ruas próximas à 23 de Maio (ocupação provisória).

Bloco 19065A e 19065B – estacionamentos na Rua Santo Amaro.

Bloco 19066 – Terrenos vazios que incluem um VSE da Linha 3.

Bloco 19067 – Posto de gasolina desativado.

Bloco 19068 – Estacionamento e pequeno prédio vazio.

Bloco 19069 – Praça Pérola Byington (ocupação provisória).

Bloco 19070 – Trecho da Rua Santo Amaro (ocupação provisória).

 

 

 

6 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Tiago
Tiago
1 ano atrás

esse terreno da foto a prefeitura já está usando para moradores de rua terem residência

Paulo Camargo
Paulo Camargo
1 ano atrás

Bom, vai ter sítio arqueológico: é fato consumado. Nem é preciso perguntar “se” eles existem aí. Então, importante é fazer um bom licenciamento arqueológico DESDE O COMEÇO, para evitar problemas futuros. Não dá para ir levando na boa, como se o problema não existisse e depois ter que parar por meses e atrasar a obra.

julio
julio
1 ano atrás

Fazem desapropriacao e pagam quase nada.
e do que pagam, gov federal quer uma boa parte.

Marco
Marco
1 ano atrás

Poderiam ter escolhido demolir o Joelma e fazer ali a estação Anhangabaú ao invés do terminal.

E achei que tinham descartado há muito tempo Campo Belo por Tabuapa, afinal a Linha 19 conta como conexão com a Linha 20 ali, na avenida Faria Lima.

Jucapirama
Jucapirama
1 ano atrás

Os donos destes prédios devem agora estar pensando em quantas propostas de venda receberam no decorrer de décadas, mas preferiram estocar imóveis velhos.
Agora vão receber o valor venal e pelo estado que mantinham os imóveis tá muito bem pago.

Raquel lazari
Raquel lazari
1 ano atrás

É o progresso.