Governo do estado marca audiência pública para concessão das linhas 8 e 9 da CPTM

Concessão das linhas 8 e 9 prevê a redução do intervalo dos trens para 3 minutos (GESP)

O governo do estado, por meio da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, marcou a primeira audiência pública sobre a concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM à iniciativa privada. O evento em que serão detalhados os aspectos do edital está marcado para o dia 27 de fevereiro, uma quinta-feira, no auditório André Franco Montoro, localizado na Praça Pateo do Collegio, 184, no centro de São Paulo.

A audiência pública é uma oportunidade para que os interessados no projeto possam ter acesso a informações sobre os planos do governo além de uma oportunidade de manifestação sobre o assunto. O projeto de concessão também terá uma consulta pública antes de ser aprovado pelo Comitê Gestor de Parcerias Público-Privadas, do próprio governo. Só então o edital deverá ser publicado, o que deve ocorrer até o fim do primeiro semestre deste ano.

A apresentação do projeto de concessão dos dois ramais da CPTM será uma oportunidade para conhecer detalhes que ainda não estão claros sobre o que planeja a gestão Doria. Informações preliminares indicam que as linhas 8 e 9 serão concedidas por um período de 30 anos, exigindo do parceiro privado o investimento de cerca de R$ 2,4 bilhões em melhorias nas vias, estações e sistemas. A princípio, não se falou até hoje de ampliação da frota em caso de uma demanda maior do que a capacidade atual, nem da construção de novas estações, além da João Dias, que será bancada por outro investidor privado como doação.

A audiência também pode esclarecer a informação divulgada pelo secretário Alexandre Baldy que sugeriu em uma resposta nas redes sociais que o Trem Intercidades entre São Paulo e Sorocaba poderia fazer parte dessa concessão. No mês passado, o responsável pela STM deu a entender que a concessionária poderia chegar a cidade do interior após ser questionado por um seguidor sobre o trem regional de Sorocaba.

Como se sabe, as linhas 8 e 9 da CPTM utilizam os trilhos da antiga Estrada de Ferro Sorocabana e cuja parte do traçado hoje foi concedida pelo governo federal a concessionárias de transporte de carga.

A licitação de concessão é um dos principais pilares do programa de privatização do governo Doria na área de trilhos e que também prevê o leilão do Trem Intercidades entre São Paulo e Campinas em conjunto com outro ramal da CPTM, a Linha 7-Rubi.

Hoje as linhas 8 e 9 já transportam mais de 1 milhão de pessoas por dia
Previous Post

Consórcio Signalling entra com recurso para suspender licitação da Linha 17-Ouro do Metrô

Next Post

Grupo Socicam oferece R$ 31,4 milhões para levar concessão de mini-shopping na estação Brás

Related Posts