Governo do estado vai pagar quase R$ 300 milhões à ViaMobilidade por compensação financeira de contrato

Efeitos da pandemia ensejaram acionamento do reequilíbrio econômico-financeiro da concessão das linhas 5-Lilás e 17-Ouro, que visa reparar perdas não previstas originalmente no contrato
ViaMobilida receberá quase R$ 300 milhões por reequilíbrio de contrato (Jean Carlos)
ViaMobilidade receberá quase R$ 300 milhões por reequilíbrio de contrato (Jean Carlos)

A CCR, empresa controladora da ViaMobilidade, operadora das linhas 5-Lilás e 17-Ouro de metrô, informou em comunicado que receberá cerca de R$ 300 milhões a título de desequilíbrio econômico financeiro do contrato de concessão.

A decisão se embasa em regramentos estabelecidos no contrato que podem ser pleiteados pela concessionária e que são avaliados pelo poder concedente, ou seja, pelo governo do estado.

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A justificativa para o aporte milionário foi o impacto da pandemia de Covid-19 nas receitas da concessionária. Com a diminuição do número de passageiros, a arrecadação caiu de forma abrupta em toda a rede de transportes.

Ao todo a concessionária deverá receber o montante de R$ 297.891.836,47. A forma de recebimento deverá ser analisada pelo governo do estado. No caso do reequilíbrio da ViaQuatro, empresa irmã, o valor devido foi superior a R$ 1 bilhão.

Desequilíbrio de contrato da ViaMobilidade (CCR)
Desequilíbrio de contrato da ViaMobilidade (CCR)

Inclusive, a própria ViaQuatro poderia solicitar o reequilíbrio econômico-financeiro do contrato pelo mesmo motivo pelo qual a ViaMobilidade pleiteou o ajuste contratual.

Tal fato resultaria em maiores despesas por parte do estado que, contratualmente, se vê obrigado a realizar a cobertura financeira devido às circunstâncias não previstas dentro das cláusulas da concessão. De tal forma, mitiga-se consideravelmente o risco da iniciativa privada na gestão das linhas.

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14 comments
  1. ué.. só interessa quando dá lucro? então não é privatização, é doação… a gente continua sustentando esses vagabundos. o lucro deles não é dividido para o povo que paga imposto. í fica fácil ser a favor da privatização

    1. quando a crr pegou a L5 veio presente de grego que a L17 junto só que o atraso da L17 é mais multa por causa da 17 do que a queda de passageiros catracados da L5

  2. Tudo isso pra forçar/acelerar mais a concessão das linhas restantes pra essa empresa sem vergonha, que não fez nenhuma mudança significativa na linha.

    1. O mais engraçado o pessoal metendo o pau na CCR mas não sabe as gambiarras que a CPTM faz deixar as linhas operacionais e não resolve problemas crônicos exemplo de dormentes madeira entre presidente altino e osasco

      1. Quem projeta um trem munca vai prever TODOS os problemas q ele pode dar, no caso de dar um problema e o manual mão ensinar a resolver, sobra para o pessoal da manutenção resolver com gambiarras, isso é normal, acontece em qualquer lugar do mundo.

        Lembrando q um erro não justifica outro

      2. A CPTM não recebe R$6.32 por passageiro como a viaquatro nem muito menos os R$2.40 da viamobilidade, enquanto a CPTM com gambiarras operava melhor todas as linhas a viamobilidade com todas essas garantias não conseguiu fazer uma melhora sequer sem ser uma simples troca de piso em estação

  3. o mais engraçado que a extensão da L9 começou na mesma época da L17 . a extensão da L9 tá para terminar e l17 literalmente morta e presente de grego para vm

  4. Então! essa abominável linha Ouro está em operação desde que década? Porque pagar por um trabalho que nem sequer foi terminado e ainda pelo visto vai por mais alguns bons anos para acabar as obras. Essas malditas empreiteiras são as sangue sugas elas que deveriam arcar com todos os prejuízos e ainda pedirem desculpas a população que estão fazendo de Besta.

    1. no caso não terminou a obra linha ouro, então não começou a operação (que é onde entra a ccr/via mobilidade para lucrar). Ela está cobrando a falta de faturamento que faria aumento de caixa até para ela honrar outros contratos que encomendou.

      Acho pior para o povo se deixar quebrar, como aconteceu no RJ. tanto operação quanto aquela obra que decidiram encher o túnel inacabado com água…

  5. E ainda dizem que quando privatiza melhora, para quem compra né, o governo com NOSSO dinheiro repassando um absurdo desses para empresário, cadê a economia que dizem que dá para o governo quando privatiza? tudo conversa pra boi dormir! Desfaça esse contrato já Ministério público!

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