Tarcísio pretende privatizar todo o sistema sobre trilhos em seu primeiro mandato, veja cronograma

Secretaria de Parcerias em Investimentos coordena ambicioso plano de conceder linhas do Metrô e CPTM. Segundo plano, iniciativa privada deverá ter controle total da rede de transporte sobre trilhos na região metropolitana de São Paulo até 2026
Até 2026 todas as linhas devem ser repassadas para o setor privado (Jean Carlos)
Até 2026 todas as linhas devem ser repassadas para o setor privado (Jean Carlos)

O governo do estado de São Paulo divulgou, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), o cronograma atualizado de concessões para todas as linhas do sistema metroferroviário, incluindo trechos futuros de metrô, trens metropolitanos e trens intercidades.

As informações foram divulgadas na 29º Semana de Tecnologia Metroferroviária promovida pela AEAMESP. A apresentação foi realizada pelo secretário executivo da SPI, André Isper Rodrigues Barnabé. Elencamos abaixo a ordem prevista para a concessão das linhas do sistema metroferroviário.

Secretário executivo de Parcerias em Investimento, André Isper Rodrigues Barnabé (Jean Carlos)
Secretário executivo de Parcerias em Investimentos, André Isper Rodrigues Barnabé (Jean Carlos)

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Trem Intercidades – Eixo Norte (Campinas)

O primeiro projeto na lista de parcerias público privadas é a concessão do Trem Intercidades e operação da Linha 7-Rubi da CPTM. A ideia é recapacitar o trecho de trens metropolitanos e implantar um novo serviço de viagens expressas ligando São Paulo, Jundiaí e Campinas.

O projeto tinha previsão de ser leiloado em novembro deste ano e ter o contrato assinado no começo de 2024. Porém, a SPI resolveu realizar mudanças no edital que tem previsão de serem publicadas neste mês.

Os investimentos totais seriam de R$ 12 bilhões mas  foram reajustados para R$ 14 bilhões recentemente. A extensão total do projeto é de 101 km.

Concessão do TIC Campinas (Jean Carlos)
Concessão do TIC Campinas (Jean Carlos)

Linhas 11, 12 e 13 da CPTM

A porção leste das linhas de trens metropolitanos será alvo de concessão para o setor privado. Para além da operação e manutenção das três linhas, está previsto um investimento significativo na extensão da Linha 13-Jade para Bonsucesso, em Guarulhos.

Os estudos para a concessão já foram iniciados. A previsão é da realização da primeira audiência pública no segundo trimestre de 2024 e publicação do edital no segundo semestre. O leilão deverá ser realizado até o fim de 2024 com a assinatura do contrato prevista para o começo de 2025.

Serão 109 km de linhas repassadas para o setor privado com previsão de investimento de R$ 5,5 bilhões. A demanda atendida é de aproximadamente 1,1 milhão de passageiros por dia.

Concessão das Linhas 11, 12 e 13 da CPTM (Jean Carlos)
Concessão das Linhas 11, 12 e 13 da CPTM (Jean Carlos)

Linhas 10 e 14 da CPTM

A concessão da Linha 10-Turquesa representaria o fim da CPTM como operadora de trens metropolitanos. O investimento mais relevante desta concessão é a construção da nova Linha 14-Ônix que ligará Guarulhos ao ABC.

Os estudos desta concessão já foram iniciados e a previsão é que a primeira audiência pública ocorra no início de 2024. O edital, porém, deverá ser publicado apenas em 2025. O leilão e a assinatura do contrato deverão ocorrer no segundo e terceiro trimestres de 2025 respectivamente.

Serão 70 km de trilhos cedidos para a iniciativa privada com estimativa de investimentos de R$ 3,5 bilhões. O valor pode ser revisto uma vez que as projeções para a Linha 14-Ônix incluem o modal VLT. A quantidade de passageiros impactados será da ordem de 940 mil por dia.

Concessão das Linhas 10 e 14 da CPTM (Jean Carlos)
Concessão das Linhas 10 e 14 da CPTM (Jean Carlos)

Trem Intercidades – Eixo Oeste (Sorocaba)

O trem intercidades para Sorocaba foi priorizado e está na lista de próximos projetos do governo. A nova linha contempla o atendimento entre São Paulo, São Roque e Sorocaba com quatro estações.

Os estudos já foram iniciados para este novo TIC. A previsão de audiência pública é para o primeiro trimestre de 2025. O edital, leilão e contrato deverão ser realizados dos trimestres seguintes de forma que até o final de 2025 o contrato já esteja devidamente assinado.

Este é um projeto completamente novo com extensão de 94 km e investimentos da ordem de R$ 10 bilhões. Serão atendidos 50 mil passageiros todos os dias com viagens de até 60 minutos entre São Paulo e Sorocaba.

Concessão do TIC Sorocaba (Jean Carlos)
Concessão do TIC Sorocaba (Jean Carlos)

Metrô de São Paulo – Linhas atuais e futuras

O Metrô de São Paulo será concedido para a iniciativa privada. O projeto robusto inclui a participação da iniciativa privada nos trechos já operacionais das linhas 1-Azul e 3-Vermelha, além de participações nos investimentos de expansão da Linha 2-Verde e 15-Prata.

Para além da concessão das linhas atuais, projetos futuros como as linhas 19-Celeste e 20-Rosa estão no radar do governo. Trechos como o das Linhas 16-Violeta e 22-Marrom deverão ser apreciados no futuro conforme o amadurecimento dos projetos.

O cronograma da privatização do Metrô de São Paulo tem estudos previstos para o terceiro trimestre de 2023. A primeira audiência pública deverá ocorrer apenas no final de 2024.

Concessão das Linhas do Metrô de São Paulo (Jean Carlos)
Concessão das Linhas do Metrô de São Paulo (Jean Carlos)

A publicação do edital será realizada na primeira metade de 2025 com leilão previsto para a segunda metade de 2025. A assinatura do contrato deverá ser realizada na primeira metade de 2026, ainda no primeiro mandato do governador Tarcísio de Freitas.

Deverão ser concedidos 140 km de trilhos. Cerca de 54 estações novas serão construídas com investimento de aproximadamente R$ 25 bilhões. A quantidade de passageiros impactados será de 3,9 milhões.

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23 comments
    1. O transporte ferroviário coletivo, pode acabar, como aconteceu, em grande parte do Brasil, por quê, o privado prefere as cargas, com maior lucratividade.

    2. O transporte ferroviário coletivo, pode acabar, como aconteceu, em grande parte do Brasil. Por quê, o privado prefere as cargas, com maior lucratividade.

    3. Não Sr. Tarcísio nós estamos muito bem com o sistema mixto (equilibrado) imposto pelo tucanos vende pátria…
      Acredito que o ideal seria “estatizar” (tudo) federalmente…vai (querer) vender..? a prioridade é do governo federal…(ponto) OBS: Que aliás já boto $ na construção de metrô em São Paulo…

  1. Lamentável esse governador. Por que não faz um plebiscito para perguntar o que a população que utiliza o transporte deseja?
    A população só tem a perder com a concessão…

  2. As linhas que melhor funcionam são justamente a CPTM e Metrô. Imagine só como vai ficar um lixo. O pessoal que reclama das greves (e com razão) imagina todas em greve ao mesmo tempo?

    1. Um atraso total da gestão Tarcísio insistindo nos mesmos erros tucanos…
      Transporte público não é mercadoria, teremos uma Supervia Paulista sugando recursos públicos para enriquecer empresários com um serviço porco para o povo vide linhas da Via Imobilidade 🤦🏻‍♂️

  3. Privatizar é o caminho. Já houve tempos em que não haviam empresas privadas para investir no Brasil (era Vargas por exemplo) em muitos segmentos (mineração, transporte, logística, petróleo, energia). Ngm queria investir no Brasil.

    Hj a realidade é outra. Papel de governo é fornecer os ESSENCIAIS que nunca tivemos excelência que são segurança, educação, saúde e sistema judiciário.

    Enquanto tempo e dinheiro for gasto com outros serviços que, no nosso século XXI, podem ser feitos por outras empresas (e caso essa falhe, buscar outra competente seja nacional ou da gringa), nunca teremos os ESSENCIAIS que listei acima bem desenvolvidos.

    Governo que faz tudo é um “pato”. Anda, mas anda mais ou menos. Voa, mas voa mais ou menos. Canta, mas canta mais ou menos. Faz tudo e faz tudo mais ou menos.

    Ressalto sempre, a CPTM é uma excelente empresa, assim como a EMTU. E a privatização para a Via Mobilidade (que é uma baita empresa competente) feita pelo João Dória foi apressada, eleitoreira e sujou um tema bastante importante para o desenvolvimento.

    Governo não produz riqueza.
    Não existe almoço grátis.
    Funcionário público não são lordes que precisam ser cultuados e eternizados.
    Só o investimento privado produz riqueza, inovação e prosperidade.

    1. Me diga um sistema no mundo INTEIRO que seja privatizado e funcione bem? Só o de Hong Kong que lucra única e exclusivamente através da especulação imobiliária dos arredores das estações. Essa é a ÚNICA!!! E transporte público é sim um serviço essencial que NÃO TEM COMO OBJETIVO O LUCRO. Nenhum sistema de transporte público no MUNDO que opere bem tem como objetivo o lucro, tirando a exceção que coloquei acima.

  4. Acontecendo isto, além do dinheiro ir para um bolso apenas e não ser revertido em qualidade do transporte (vide linha 8 e 9 da CPTM e a linha 5 do metrô), o valor das passagens irá aumentar.
    Não teriam subsídio do governo , já que não haverá mais caixa referente a transporte .
    Irão roer o osso até o final , depois devolvem apenas a sucata.
    Uma lástima !

    1. Um jogo de cartas marcadas, no qual todos sabemos sabemos quem vai ganhar, não é o povo e nem os cofres públicos, os contratos tem garantia de lucro, o governo de SP ja repassou mais de 1 bilhão de reais pra CCR pra cobrir supostas perdas de arrecadação, vemos todos os dias que as linhas tem falhas constantes, o investimento privado só produz riqueza pra empresa privada, não para o povo, o apóio a essas negociações espúrias só pode partir de quem leva lucro com isso e como disse, não é o povo, com relação aos comentários sobre servidores públicos, sugiro que estude e preste um concurso

  5. É pra ele cuidar mais da (in)segurança pública!! Ainda bem.que não entrei na conversa dele, e NÃO votei nesse sujeito ! Parabéns ao povo de SP que acreditou nele !!

  6. A privatização é para o governo não colocar mais dinheiro no transporte público então porque o governador incompetente vai passar trezentos milhões para uma empresa privada?
    Desse jeito esta fácil ter empresa.

  7. Quem será que ganha ? será uma concorrência dura, mas parece que a CCR ganha. E com certeza a eficiência da iniciativa privada vai permitir uma passagem inferiores a R$ 10,00 reais, mas se hoje a passagem real das linhas privatizadas beiram R$ 7,00, tá tudo tranquilo. Teremos um mega monopólio no transporte. Será maravilhoso. Um mega empresa de Metrô ferrovia, que nunca construiu um único quilômetro de via. Fantástico.

  8. Que horror. A região metropolitana de sp votou em sua maioria pelo outro governo, que não queria privatizações do sistema público. O povo do interior elege esse Sr. despreparado e nós da capital e região metropolitana temos que arcar com decisões neoliberais. Deveria, no mínimo, respeitar a vontade da maioria na RMSP. Só espero que fracasse grandemente.

  9. Bem feito pra vcs que votaram nele, agora vão ter q aguentar ViaMobilidade e seu ótimo serviço kkkk

  10. Eu não consigo nem expressar minha opinião sobre esse absurdo sem chamar esse governador de vagabundo, metrô e cptm construindo e recuperando centenas de quilômetros de linhas, operando com excelência, exportando tecnologia e know how, ganhando prêmios e esse vagabundo sofista vai dar fim a todo esse legado, e assim morre o único orgulho dos transportes desse país, isso era suficiente pra gerar manisfetações tais quais aquelas pelas 20 centavos, mas não vai rolar nada, pq o podre de direita está ocupado degladiando com seu amigo sindicalista ao invés de responsabilizar seu patrão q o manda trabalhar calado com um chicote na mão, é revoltante demais, sinceramente.

  11. Transporte público, assim como saúde, saneamento e educação, é uma NECESSIDADE do povo, portanto jamais deveria ser administrado visando o lucro.

    Além do mais, estabelecer concessão esperando expansão da malha é igual esperar o Papai Noel. A CCR RAPINOU as linhas 4, 5, 8 e 9 e não construiu mesmo nem 5km somando todas elas. Isso pra não falar do fracasso na construção da L6.

    Sem falar nos repasses infinitos pra “suprir perdas” e degradação da qualidade do serviço, além do risco de perda de controle nas tarifas. E onde pararia o dinheiro economizado senão no bolso dos próprios políticos e empresários envolvidos?

    No Brasil, Privatização é GOLPE contra o erário público.

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