Governo gastará R$ 62 milhões para acelerar estudos de privatização do metrô

Governo deve acelerar estudos para concessão das linhas do Metrô (Jean Carlos)
Governo deve acelerar estudos para concessão das linhas do Metrô (Jean Carlos)

O governo do estado de São Paulo está preparando um estudo para a viabilização da concessão das linhas do sistema metroviário. Para isso, a gestão Tarcísio de Freitas pretende contar com a consultoria internacional.

Na segunda-feira, 28, a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) publicou um aviso no Diário Oficial em que oficializa a contratação serviços técnicos especializados de apoio técnico e consultoria da International Finance Corporation IFC.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

A ideia é que os estudos possam ser utilizados para a estruturação técnica e financeira do projeto de concessão das Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata, pertencentes ao sistema metroviário.

Ainda deverão ser avaliadas estratégias de participação do setor privado para a expansão da capacidade de investimento e melhorias na governança do Metrô de São Paulo. Serão investidos R$ 62 milhões durante os 48 meses de estudos.

Contrato para estudos de concessão do Metrô (Diário Oficial)
Contrato para estudos de concessão do Metrô (Diário Oficial)

A concessão das linhas da CPTM anunciada pela SPI, pasta criada pelo atual governador, confirma que o foco do atual mandatário é promover de forma gradual, porém acelerada, a desvinculação do sistema de transporte sobre trilhos do poder público para a gestão e operação por parte da iniciativa privada.

A medida poderá atrair investimentos robustos para a recapacitação de alguns trechos que necessitem de grandes melhorias, ou até mesmo de expansão para novos territórios.

Operação das linhas poderá ser gerida pela iniciativa privada (Jean Carlos)
Operação das linhas poderá ser gerida pela iniciativa privada (Jean Carlos)

Por outro lado, o processo de precarização da operação, encabeçado principalmente por uma política de contínuo corte de despesas, põe em xeque a operação atual. Postagens em redes sociais mostram que algumas composições do Metrô de São Paulo, conhecido pela excelência no serviço, estão operando em situações degradadas.

Para além da diminuição do nível de serviço, a falta crônica de funcionários da estatal coloca a execução do serviço de transporte em nível cada vez mais complexo. Apesar do constante nível de automatização na operação dos trens, espaços como estações, onde a presença humana ainda é necessária, estão com falta de funcionários.

Previous Post
Trem da Linha 5-Lilás (Jean Carlos)

Após cinco anos à frente da Linha 5-Lilás, ViaMobilidade ainda deve melhorias no ramal

Next Post

Metrô relança concessão de “naming rights” das estações Anhangabaú e Brigadeiro

Related Posts