Governo quer conceder em conjunto as linhas 1-Azul e 20-Rosa em 2025. Veja outros planos

Governo prepara a concessão das linhas do Metrô (Jean Carlos)
Governo prepara a concessão das linhas do Metrô (Jean Carlos)

O governador do estado Tarcísio de Freitas afirmou nesta segunda-feira, 8, durante coletiva de imprensa, que deverá iniciar a concessão das linhas do Metrô de São Paulo a partir de 2025.

A estratégia do governador será semelhante àquela utilizada para a desestatização da CPTM, onde as linhas serão repartidas e o concessionário deverá fazer novos investimentos. Confira a fala do governador:

“A gente está tratando, estudando muito a questão das concessões das linhas CPTM e metrô. Nesse objetivo, por exemplo, no caso das linhas de metrô, a gente está estudando a possibilidade de fazer a concessão da Linha 3 com a Linha 16 para atender a Zona Leste de São Paulo. A Linha 2, que também é uma prioridade, viria junto com a Linha 19. E a Linha 20, que virá junto com a Linha 1.”

Concessão do Metrô de São Paulo (Jean Carlos)
Concessão do Metrô de São Paulo (Jean Carlos)

Se tratando das linhas em operação do Metrô, como suas estruturas estão consolidadas, os investimentos deverão ser focados na construção de novos trechos metroviários que promoverão ampla expansão da rede.

Segundo o governador, o primeiro trecho a ser repassado será a Linha 1-Azul que deverá ser incluída no pacote juntamente com a Linha 20-Rosa entre Santa Marina e Santo André. O governo prevê o leilão dos ramais em 2025.

“Então a nossa ideia é que ano que vem a gente possa levar a leilão a Linha 1 junto com a Linha 20, ou seja, atender esse sonho antigo aqui da região do ABC, que é ter o metrô chegando aqui.”

Concessão das linhas 1-Azul e 20-Rosa (Jean Carlos)
Concessão das linhas 1-Azul e 20-Rosa (Jean Carlos)

Outros estudos em curso são a concessão conjunta da Linha 2-Verde juntamente com a Linha 19-Celeste que deverá ligar Guarulhos até Anhangabaú. Ambos os trechos se integrarão na estação Dutra em Guarulhos.

Concessão das linhas 2-Verde e 19-Celeste (Jean Carlos)
Concessão das linhas 2-Verde e 19-Celeste (Jean Carlos)

Já para a Linha 3-Vermelha deverá ser feita a concessão juntamente com a construção da nova Linha 16-Violeta. Será a primeira concessão de duas linhas que não deverão possuir conexão.

Concessão das linhas 3-Vermelha e 16-Violeta (Jean Carlos)
Concessão das linhas 3-Vermelha e 16-Violeta (Jean Carlos)

O monotrilho da Linha 15-Prata não está incluso no pacote de concessões. A ViaMobilidade venceu o certame para assumir o trecho porém uma ação judicial barrou a assinatura do contrato.

Não se sabe o que poderá ocorrer com os funcionários da Companhia do Metropolitano, assim como a própria empresa que é referência a nível mundial em operação, gestão e planejamento da rede de transportes.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Uma hipótese é a minimização de seu escopo, de forma que a empresa possa atuar no futuro apenas como entidade reguladora, assim como ocorre com a EMTU na gestão do sistema metropolitano.

Previous Post
Linha 10-Turquesa

Tarcísio quer conceder linhas 10-Turquesa e 14-Ônix em 2025

Next Post
Extensão operacional da Linha 8-Diamante ficará sem operar por seis meses (Jean Carlos)

Extensão operacional da Linha 8-Diamante será fechada por três meses

Related Posts