Governo Tarcísio dá luz verde para estudos de duas novas estações da Linha 6-Laranja
Secretaria de Parcerias em Investimentos afirmou ter autorizado a empresa Acciona a aprofundar estudos das futuras estações Morro Grande e Velha Campinas

A Acciona, empresa que lidera a implantação da Linha 6-Laranja de metrô em SP, foi autorizada pelo governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) a aprofundar os estudos para construção de duas novas estações do ramal, Morro Grande e Velha Campinas.
A informação foi revelada pelo secretário executivo da pasta de Parcerias em Investimentos, André Isper, em vídeo publicado pela vereadora Sandra Santana (PSDB) no domingo, 24.
As futuras estações estão localizadas no trecho norte da Linha 6, após a estação Brasilândia, que será terminal do ramal em sua primeira fase. Morro Grande ficará ao lado do pátio de mesmo nome enquanto Velha Campinas deverá se localizar próxima à Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, em Pirituba.
A extensão norte da Linha 6-Laranja também previa mais duas estações, Vila Clarice, onde pode existir uma segunda ligação com a Linha 7-Rubi, e Bandeirantes, ao lado da rodovia que liga o norte do estado à capital. As duas, no entanto, não foram mencionadas pelo secretário executivo.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Em maio, o governador revelou que a Linha 6-Laranja ganharia mais seis estações e 5 km, mas sem detalhar o plano da construtora Acciona. Tarcísio, no entanto, disse que duas paradas ficariam no norte e outras quatro estações, no trecho a partir de São Joaquim.
Nos planos originais do Metrô, a Linha 6 teria uma segunda fase até Cidade Líder, mas a companhia reviu o projeto e decidiu criar um novo ramal, a Linha 16-Violeta, indo da região do Jardim Paulistano até Cidade Tiradentes.
Ainda não está claro qual seria o trajeto do ramal em direção à Zona Leste, mas a Acciona poderá em tese aproveitar os dois tatuzões para seguir escavando esses trechos. A compensação pelo custo do projeto viria de um possível aumento no tempo de concessão, além de outras compensações financerias.
Via Diário dos Trilhos.
View this post on Instagram
O trecho após São Joaquim é meio óbvio, não?!
Chegar na estação São Carlos, onde se encontrará com a 10 – Turquesa e 16 – Violeta, assim teremos mais opções de conexão para a Linha Azul na região de Bela Vista/Liberdade e não irá abarrotar de gente a estação Paraíso com L1/L2/L16.
Me pergunto porque a Linha 5 – Lilás também não foi planejada para ir pra lá.
É muito mais fácil extender a Linha 15 – Prata após Ipiranga até São Carlos do que será fazer uma ligação subterrânea por tatuzao entre as Linhas 5/6/16, obrigando o uso das linhas 10/15 no trecho, para seguir viagem.
As linhas vão estar todas bem próximas no futuro ali na região do Ipiranga/Vila Prudente, mas no projeto atual o passageiro será obrigado a fazer baldeações de uma ou duas estações usando a CPTM e Monotrilho.
Seria como terminar a Linha 4 – Amarela na República ao invés da Luz.
Não tivemos atualização da Linha 16 Violeta
Eu espero q desistam daquela ideia de levar a linha pra São Carlos, fazendo aquele Hubber, a ideia é muito burra, o certo, era fazer esse Hubber na estação Ipiranga
lembrando que próxima a essa região da futura estação Velha Campinas está sendo feito um gigantesco empreendimento, um dos maiores de são paulo que irá abrir mais de 40 mil pessoas. acho que por isso a justificativa de estender essa linha para lá agora, buscando assim evitar a superlotação da já precária estação Pirituba e ainda diminuir o fluxo de veiculo na Raimundo Pereira de Magalhães
Enquanto isso a Zona Leste verá a criação dessa linha Violeta de Cidade Tiradentes até Oscar Freire? Haverá uma linha de Santo André até Bonsucesso? E a linha grafite, que foi assassinada por Doria?
Promessas…
Promessas…
Ha previsão pra construir ela é em 2039, e as coisas na zona leste, tem o hábito de virar lendas urbanas
Não acho que a Linha 21 – Grafite foi “assassinada” ela só não é prioridade nesse momento, assim como a Linha 23 – Magenta. O mesmo “sumiço” ocorreu com a Linha 22 – Marrom e olha ela começando a aparecer. Acredito que a 21 e 23 devem voltar a serem discutidas após o início das da obras da Linha 19 – Celeste.
Engraçado que mesmo fazendo muito sentido ao menos fazer a extensão até Vila Clarice, não devem ter autorizado pois isso impactaria na demanda da Linha 7, ou seja, ia obrigá-los a reavaliar toda a demanda (seja para mais ou para menos) por conta de uma alteração do trecho.
Sinceramente (e aqui falo como opinião) isso mostra algo que é uma preocupação minha: com essas concessões todas, inevitavelmente ocorrerá uma pressão sobre certos projetos, os quais podem por um lado aumentar a demanda de passageiros, mas também podem retirar a demanda de outras linhas. É mais um motivo que creio que totalmente equivocada essas concessões, ainda mais no formato como são costuradas, principalmente por implicarem num impacto orçamentário gigante.
Se a estação Morro Grande fica exatamente ao lado do pátio, não fez sentido nenhum ela não ser inclusa na primeira fase da linha.
Lembrando q o projeto original transformar a estação Ipiranga em um amplo Hub, ai veio este governador co. a ideia de levar essas linhas pra São Carlos, sem sentido nenhum
Enquanto isso, Jd Angela, M Boi Mirim, Av. Guarapiranga e demais regiões periféricas da Zona Sul ficam esquecidas pelo Metrô/Gov
Regiões sem demanda para metrô.
Jardim Ângela sem demanda onde???
Piada isso né Ivo? M boi Mirim é uma das estradas mais congestionadas na cidade, e vc vem falar q não tem demanda?
Ivo Holanda é vc? isso é piada né?
Por que não expandir a linha 6 depois de São Joaquim até a Cidade Tiradentes ao invés de fazer a linha 16 violeta? Expandindo a linha 6 para o leste irá ajudar a desafogar a linha 3 vermelha.
Mas ai a linha 6 iria saturar mais rapido