Governo Tarcísio dá luz verde para estudos de duas novas estações da Linha 6-Laranja

Secretaria de Parcerias em Investimentos afirmou ter autorizado a empresa Acciona a aprofundar estudos das futuras estações Morro Grande e Velha Campinas

Linha 6-Laranja: mais duas estações em estudo

A Acciona, empresa que lidera a implantação da Linha 6-Laranja de metrô em SP, foi autorizada pelo governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) a aprofundar os estudos para construção de duas novas estações do ramal, Morro Grande e Velha Campinas.

A informação foi revelada pelo secretário executivo da pasta de Parcerias em Investimentos, André Isper, em vídeo publicado pela vereadora Sandra Santana (PSDB) no domingo, 24.

As futuras estações estão localizadas no trecho norte da Linha 6, após a estação Brasilândia, que será terminal do ramal em sua primeira fase. Morro Grande ficará ao lado do pátio de mesmo nome enquanto Velha Campinas deverá se localizar próxima à Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, em Pirituba.

A extensão norte da Linha 6-Laranja também previa mais duas estações, Vila Clarice, onde pode existir uma segunda ligação com a Linha 7-Rubi, e Bandeirantes, ao lado da rodovia que liga o norte do estado à capital. As duas, no entanto, não foram mencionadas pelo secretário executivo.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Em maio, o governador revelou que a Linha 6-Laranja ganharia mais seis estações e 5 km, mas sem detalhar o plano da construtora Acciona. Tarcísio, no entanto, disse que duas paradas ficariam no norte e outras quatro estações, no trecho a partir de São Joaquim.

Nos planos originais do Metrô, a Linha 6 teria uma segunda fase até Cidade Líder, mas a companhia reviu o projeto e decidiu criar um novo ramal, a Linha 16-Violeta, indo da região do Jardim Paulistano até Cidade Tiradentes.

Ainda não está claro qual seria o trajeto do ramal em direção à Zona Leste, mas a Acciona poderá em tese aproveitar os dois tatuzões para seguir escavando esses trechos. A compensação pelo custo do projeto viria de um possível aumento no tempo de concessão, além de outras compensações financerias.

Via Diário dos Trilhos.

17 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Marcos
Marcos
1 ano atrás

O trecho após São Joaquim é meio óbvio, não?!

Chegar na estação São Carlos, onde se encontrará com a 10 – Turquesa e 16 – Violeta, assim teremos mais opções de conexão para a Linha Azul na região de Bela Vista/Liberdade e não irá abarrotar de gente a estação Paraíso com L1/L2/L16.

Me pergunto porque a Linha 5 – Lilás também não foi planejada para ir pra lá.

É muito mais fácil extender a Linha 15 – Prata após Ipiranga até São Carlos do que será fazer uma ligação subterrânea por tatuzao entre as Linhas 5/6/16, obrigando o uso das linhas 10/15 no trecho, para seguir viagem.

As linhas vão estar todas bem próximas no futuro ali na região do Ipiranga/Vila Prudente, mas no projeto atual o passageiro será obrigado a fazer baldeações de uma ou duas estações usando a CPTM e Monotrilho.

Seria como terminar a Linha 4 – Amarela na República ao invés da Luz.

Mickey
Mickey
1 ano atrás
Responder para  Marcos

Não tivemos atualização da Linha 16 Violeta

Mickey
Mickey
1 ano atrás

Eu espero q desistam daquela ideia de levar a linha pra São Carlos, fazendo aquele Hubber, a ideia é muito burra, o certo, era fazer esse Hubber na estação Ipiranga

Wallace Muniz de Almeida
Wallace Muniz de Almeida
1 ano atrás

lembrando que próxima a essa região da futura estação Velha Campinas está sendo feito um gigantesco empreendimento, um dos maiores de são paulo que irá abrir mais de 40 mil pessoas. acho que por isso a justificativa de estender essa linha para lá agora, buscando assim evitar a superlotação da já precária estação Pirituba e ainda diminuir o fluxo de veiculo na Raimundo Pereira de Magalhães

André M. de Souza
André M. de Souza
1 ano atrás

Enquanto isso a Zona Leste verá a criação dessa linha Violeta de Cidade Tiradentes até Oscar Freire? Haverá uma linha de Santo André até Bonsucesso? E a linha grafite, que foi assassinada por Doria?

Promessas…

Promessas…

Mickey
Mickey
1 ano atrás
Responder para  André M. de Souza

Ha previsão pra construir ela é em 2039, e as coisas na zona leste, tem o hábito de virar lendas urbanas

Lucas Rabelo
Lucas Rabelo
1 ano atrás
Responder para  André M. de Souza

Não acho que a Linha 21 – Grafite foi “assassinada” ela só não é prioridade nesse momento, assim como a Linha 23 – Magenta. O mesmo “sumiço” ocorreu com a Linha 22 – Marrom e olha ela começando a aparecer. Acredito que a 21 e 23 devem voltar a serem discutidas após o início das da obras da Linha 19 – Celeste.

Lucas A. Santo
Lucas A. Santo
1 ano atrás

Engraçado que mesmo fazendo muito sentido ao menos fazer a extensão até Vila Clarice, não devem ter autorizado pois isso impactaria na demanda da Linha 7, ou seja, ia obrigá-los a reavaliar toda a demanda (seja para mais ou para menos) por conta de uma alteração do trecho.

Sinceramente (e aqui falo como opinião) isso mostra algo que é uma preocupação minha: com essas concessões todas, inevitavelmente ocorrerá uma pressão sobre certos projetos, os quais podem por um lado aumentar a demanda de passageiros, mas também podem retirar a demanda de outras linhas. É mais um motivo que creio que totalmente equivocada essas concessões, ainda mais no formato como são costuradas, principalmente por implicarem num impacto orçamentário gigante.

Lucas Rabelo
Lucas Rabelo
1 ano atrás

Se a estação Morro Grande fica exatamente ao lado do pátio, não fez sentido nenhum ela não ser inclusa na primeira fase da linha.

Mickey
Mickey
1 ano atrás

Lembrando q o projeto original transformar a estação Ipiranga em um amplo Hub, ai veio este governador co. a ideia de levar essas linhas pra São Carlos, sem sentido nenhum

Daniel
Daniel
1 ano atrás

Enquanto isso, Jd Angela, M Boi Mirim, Av. Guarapiranga e demais regiões periféricas da Zona Sul ficam esquecidas pelo Metrô/Gov

Ivo
Ivo
1 ano atrás
Responder para  Daniel

Regiões sem demanda para metrô.

Marcus
Marcus
1 ano atrás
Responder para  Ivo

Jardim Ângela sem demanda onde???

Mickey
Mickey
1 ano atrás
Responder para  Ivo

Piada isso né Ivo? M boi Mirim é uma das estradas mais congestionadas na cidade, e vc vem falar q não tem demanda?

Daniel
Daniel
1 ano atrás
Responder para  Mickey

Ivo Holanda é vc? isso é piada né?

Marcos Henrique Saat
Marcos Henrique Saat
1 ano atrás

Por que não expandir a linha 6 depois de São Joaquim até a Cidade Tiradentes ao invés de fazer a linha 16 violeta? Expandindo a linha 6 para o leste irá ajudar a desafogar a linha 3 vermelha.

Mickey
Mickey
1 ano atrás
Responder para  Marcos Henrique Saat

Mas ai a linha 6 iria saturar mais rapido