Como será a profunda estação Itaberaba da Linha 6-Laranja

Projeções em três dimensões mostram que estação deverá ter oito níveis subterrâneos e 68 metros de profundidade, apenas um a menos que a Higienópolis-Mackenzie
Estação Itaberaba em projeção 3D (GESP)
Estação Itaberaba em projeção 3D (GESP)

A Estação Itaberaba será uma das mais profundas da Linha 6-Laranja, 68 metros abaixo da superfície, apensa um a menos que Higienópolis-Mackenzie.

Recentemente o Tatuzão Norte chegou até esta estação, e nesta ocasião surgiram mais dados da estação através de modelos tridimensionais.

O site teve acesso às novas imagens da Estação Itaberaba que mostram com maiores detalhes como deverá ser a futura parada – todo o projeto foi modelado em BIM.

A estação, diferentemente dos projetos convencionais, teve dois poços de acesso. Um deles, o principal, deverá abrigar o acesso principal da estação. O segundo poço aparentemente não deverá ser utilizado pelos passageiros.

Estação Itaberaba em projeção 3D (GESP)
Estação Itaberaba em projeção 3D (GESP)

O poço principal, onde ficará a entrada da estação, deverá ter nove pavimentos incluindo o nível térreo. A linha de bloqueios deverá se localizar no quinto pavimento, o quarto nível do subsolo.

A estação deverá ter três entradas. Uma adjacente ao poço principal na Rua Amaro Rodrigues, o segundo na Avenida Itaberaba, necessitando de uma estrutura de ligação com a estação, e o terceiro na Avenida Ministro Petrônio Portela.

Estação Itaberaba (Linha Uni)
Estação Itaberaba (Linha Uni)

 

 

O último acesso, localizado em nível inferior, deverá ser construído em túnel e deverá penetrar na lateral do poço principal, na altura do terceiro nível do subsolo.

A partir da linha de bloqueios, o passageiro deverá descer quatro lances de escadas para chegar até a região das plataformas.

Estação Itaberaba em projeção 3D (GESP)
Estação Itaberaba em projeção 3D (GESP)

As imagens revelam que o poço deverá ficar localizado na ponta da plataforma sentido São Joaquim. Geralmente o comum é que o poço principal fique no centro da estação, o que minimiza as caminhadas dentro do local. Um mezanino de distribuição foi construído para melhorar o acesso ao longo da plataforma.

Toda a área de embarque é fechada por portas de plataforma que permitirão a segurança total de todos os passageiros.

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As imagens ainda mostram alguns detalhes de prédios técnicos, áreas dentro da estação, elevadores, sistema de incêndio e inclusive comunicação visual.

A Linha 6-Laranja tem previsão de uma abertura parcial em 2026. A expectativa é de que o trecho entre Brasilândia e Água Branca seja o primeiro a operar, com a extensão até Perdizes sendo aberta pouco depois.

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11 comments
    1. Por enquanto a estação Santa Cruz da linha 5 é a mais profunda de todo o sistema, a segunda é Pinheiros da linha 4, alto do Ipiranga da linha 2

        1. Na vdd não, Pinheiros tem pouco mais de 30m, e Santa Cruz tem 46m, prós padrões da L6 nenhuma dessas são profundas, mas prós padrões de todas as outras linhas as 3 citadas são profundas sim

  1. A única coisa que não gosto dessas estações profundas é o número de escadas rolantes. Eu nunca entendi por que não ter uma escada longa ao invés de duas ou três escadas menores, como no caso da Oscar Freire por exemplo.

  2. O negócio é saber que não haverá atrasos na entrega dessas estações! o resto é conversa pra boi dormir ! Os usuários dessa futura linha, quer mais é que fique pronta logo, sem enrolacoes!!!

    1. Se você não quer saber dos detalhes nem deveria estar aqui, o site dá todo tipo de informação pensando principalmente em entusiastas do assunto, se não lhe importa nenhum informação exceto data de inauguração nem sei porque tá aqui comentando

  3. Marcus a alto do Ipiranga foi no passado a primeira estação profunda , 15 anos depois a pinheiros e santa Cruz

  4. Já se passaram 21 anos do lançamento dessa linha Brasilândia, em 2003 Marta Suplicy na campanha de reeleição de prefeita prometia uma ligação de metrô paga pela prefeitura da Brasilândia a barra funda, Serra que venceu a eleição começou a promover a linha hoje em construção e dois anos depois abandonou a prefeitura e tornou-se governo. Passaram-se quase 21 anos , metrô é isso , uma linha um quarto de século!!! mais quatro anos termina. Muito frenesi nesse 20 anos e muita especulação imobiliária e não se esquecem o bilhete custa 5 reais !!!!!!

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