Tarcísio de Freitas anuncia que Linha 6-Laranja terá mais seis estações

Em evento de chegada da tuneladora sul à estação SESC Pompéia, governador afirmou que ramal será expandido com quatro estações após São Joaquim e outras duas no sentido norte
Tatuzão Sul rompe a parede da estação SESC Pompéia nesta quarta (Jean Carlos)

A Linha 6-Laranja terá mais 5 km além dos 15,3 km atualmente em construção. É o que revelou o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) nesta quarta-feira (31) durante a cerimônia de chegada do Tatuzão Sul à estação SESC Pompeia.

Segundo ele, serão implantadas mais seis estações, quatro após São Joaquim e outras duas após Brasilândia – ele não nomeu quais serão esses novos pontos de embarque, no entanto.

Quando foi concebida, a Linha 6 já previa extensões ao norte e ao sul, mas esta última sem ser incluída oficialmente na concessão. O Metrô, que concebeu o trajeto, acabou mudando de ideia e desenhando a Linha 16-Violeta para cobrir parte da Zona Leste.

Desde o governo passado já circulavam rumores sobre a expansão da Linha 6 e neste ano a própria Acciona confirmou ao governo que planeja investir em extensões.

Baseado em antigos mapas, o trecho sul poderia seguir destino a Linha 10-Turquesa onde ficaria a estação São Carlos. No entanto, essa hipótese colocaria em conflito o traçado da Linha 16, que está sendo projetado no momento.

O antigo traçado da Linha 6-Laranja no sentido Zona Leste e acima a Linha 16, que assumiu parte do trajeto

Já o trecho norte deverá ir até a estação Bandeirantes, nas margens da rodovia. Para isso, entretanto, seria preciso construir quatro estações e não duas.

O governo do estado e a Acciona ainda estudam o projeto e suas alternativas para viabilizá-la. A ideia é aproveitar o ritmo de obras para ampliar o serviço e a oferta aos passageiros, mas não há prazo para que isso ocorra.

Tatuzão Norte deve chegar em João Paulo I em julho

Após o discurso realizado pelo governador, a tuneladora Maria Leopoldina rompeu a parede e chegou à estação SESC-Pompeia. O site teve a oportunidade de conferir a chegada do tatuzão que partiu do VSE Tietê e atravessou duas estações.

Estação SESC Pompeia: tatuzão tem de escavar mais 7 km de túneis (Jean Carlos)

A máquina com cerca de 10,5 metros de diâmetro estava parada a uma distância pequena para romper a parede final, mas ficou estacionada para a cerimônia com o governador do estado.

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A Linha 6-Laranja prossegue com o trabalho de duas tuneladoras em rotas opostas. A que está em SESC-Pompeia é preparada para escavação de solos argilosos, enquanto a segunda máquina é preparada para escavação em rochas.

A tuneladora norte atingiu a estação Freguesia o Ó e está se dirigindo para a estação João Paulo I onde deve chegar em meados de julho, afirmou a Acciona.

Colaborou Jean Carlos.

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22 comments
  1. mais uma cortina de fumaça pra esconder a incompetência de mais um ano de atraso na entrega da obra !

    1. Seria interessante se essa “extensão” fosse rumo à nordeste criando uma estação no Glicério e fizesse terminal no Brás.

      Antes de tudo nada como um estudo e projetos por profissionais especializados para dar esse veredito, do que as palavras de um político.

      1. Mais uma vez o governador loquaz para não admitir que ia atrasar na entrega desta Linha 6-Laranja, jogou o verde dizendo simplesmente da intenção de construir mais seis estações, minimizando o atraso, e teve gente que acreditou nesta falácia!!!

  2. De fato, eu esperava uma expansão da linha após São Joaquim, mesmo com a Linha 16 – Violeta era óbvia essa necessidade. Mas não contava com essa “supressão” até Bandeirantes.

  3. qual seria a previsão para o tatuzão chegar na estação Perdizes? espero que ate agosto de 2023 seja perfurada.A Estação Perdizes esta mais adiantada que SESC Pompéia.

  4. Seria melhor, a partir da estação São Joaquim expandir a linha para o leste,como estava nos planos originais, ao invés de construir a linha 16. Isto economizaria tempo e dinheiro já que não será preciso construir um novo pátio para os trens.

    1. Concordo totalmente, muito mais viável e rápido voltar com o trecho leste da linha 6, que a construtora já está com a obra a todo vapor que fazer todo o projeto do zero para a linha 16. O que puder ser feito para diminuir do modo mais rápido o enorme déficit de transporte sobre trilhos da cidade e RM devem ser seriamente consideradas.

  5. Boa! Se a obra já saiu do papel e se já existem estudos anteriores sobre a expansão, é uma ótima maneira de agilizar o aumento da malha!

  6. É uma piada! Como pode já falar de novas estações se nem a linha está entregue?
    Será que não era melhor primeiro terminar de entregar o que já foi iniciado (linhas 3, 4, 10, 11, 12, 13, 15 e 17), para depois falar em novas extensões? Sem falar dos trens intercidades, que de concreto não temos nada! É só para criar falsas expectativas,

    1. Você sabe quanto tempo uma ideia de extensão demora pra sair do papel? Entre ideia, projeto, execução e conclsão demoram-se, no mpinimo, uns 10/15 anos. Imagina se forem esperar as obras atuais ficarem prontas pra só depois pensarem nas próximas… Vamos ficar parados no tempo? São Paulo tem pressa.

    2. Correto Danilo Fernando Silva, o título correto para esta matéria deveria ser: “Tarcísio de Freitas anuncia que Linha 6-Laranja irá atrasar e não ficará pronta conforme a data prevista”

  7. Meu palpite: com o projeto da Linha 16-Violeta, será melhor fazer uma futura expansão da Linha 6-Laranja a sul, cortando uma região que hoje não conta com o metrô. Teria integração com a Linha 16-Violeta na Aclimação (em projeto), com a Linha 5-Lilás no Museu do Ipiranga (em estudos) e teria mais duas estacoes intermediárias até chegar no Sacomã, se integrando com a Linha 2-Verde (essa sim,existente).
    Não conflitaria com outras linhas e projetos, desafogaria integrações, criaria novas centralidades e acrescentaria novos passageiros no sistema metroferroviário.

    1. Essa sem dúvida é uma ótima opção, mas acho q se torna redundando já que a L2 tendo a L16 e L19 pra desafogar seu fluxo não necessitaria de uma nova integração com a L6, especialmente pq pra quem vem da ZL com destino a região q a L6 passará pegaria a L16 ou a L1, mas seria interessante sim se conectar pelo menos até com a L5 e L15 em Ipiranga, ou estender a L15 até São Carlos conectando assim com a L6, L16 e L10

  8. espero que a linha 6 laranja seja expandida no sentido leste para cidade tiradentes, com certeza seria interesse da acciona fazer isso

  9. , tanto sei que a minha indignação é exatamente por essa demora! Pare de polemizar e ser sabichão! A linha 17 foi prometida para 2014, a 15 sofre atrasos constantes. Alguns acham que simples anúncios são concretizaçõesAmigo de novas linhas. Eu só acredito vendo! Poderia comparar com China, ou algum país europeu, mas os mimizentos vão falar que não tem comparação! Então comparemos com Chile, México, África do Sul ou até mesmo Argentina, que, mesmo menores conseguem até mesmo criar rotas intercidades e expandir linhas. Não dá para aceitar como “normal” uma linha demorar 15 anos para uma entrega! Eu prefiro ter entregas do que promessas! Ficar parado no tempo é ficar esperando 15 anos para uma linha! Cadê o tal TAV ? Cadê as 4 tal linhas intercidades? Não conseguem nem fechar uma obra do rodoanel, quanto mais concluir obras a tempo. Eu realmente espero que (qualquer que seja o governo) entreguem o prometido, mas acho muita inciativa e pouca terminativa.

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