A nova gestão estadual do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) pretende acelerar o processo de concessão de todas as linhas operadas pela CPTM. A expectativa é de que toda a rede sobre trilhos da companhia estadal seja leiloada até o final de 2025. Diante deste cenário, o grupo CCR aparece como principal interessado em arrematar as trechos geridos pelo estado, conforme planos revelados em seu balanço anual.
A informação sobre a concessão das linhas remanescentes da CPTM foi dada pelo secretário Rafael Benini em entrevista à Revista Ferroviária. O responsável pela pasta de Parcerias em Investimentos de São Paulo inclusive já traçou um cronograma para os futuros leilões.
Segundo o secretário, as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade estarão incluídas em leilão que deverá ser realizado até o fim de 2024. Além da operação do trio de linhas da zona leste, o projeto deve incluir a expansão da Linha 13-Jade até Bonsucesso, em Guarulhos.

Para o ano de 2025 está prevista a concessão da Linha 10-Turquesa junto com a construção da Linha 14-Ônix que ligará Guarulhos até o ABC.
Até o final de 2025 o governo pretende ainda realizar o leilão de um novo trecho do Trem Intercidades. O estado pretende fortalecer estudos tanto para o Eixo Oeste até Sorocaba como para o Eixo Leste até São José dos Campos, porém apenas um destes deverá ser licitado neste mandato.

O TIC de Santos, dada a complexidade técnica do projeto, cuja uma das alternativas deverá prever um longo túnel entre Mauá e Cubatão, deverá ser licitado no futuro, mas com datas incertas.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Grupo CCR pretende participar de todas as disputas
O Grupo CCR, empresa controladora das concessionárias responsáveis pelas linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda tem a pretensão de participar de todos os leilões citados acima. Na apresentação institucional da companhia, divulgada em dezembro de 2022, são revelados os futuros planos de expansão da empresa no setor metroferroviário.
A empresa pretende participar do leilão de concessão da Linha 7-Rubi e do TIC-Eixo norte ligando São Paulo até Campinas. O projeto tem valores atualizados em R$ 12,5 bilhões.

Como mostrou este site com exclusividade, a CCR apresentou em maio de 2021 uma Manifestação de Interesse Privado (MIP) para a concessão das Linhas 11, 12 e 13. Estima-se que o investimento nas linhas seja de aproximadamente R$ 3,5 bilhões. Atualmente estão em curso melhorias para a sinalização das Linhas 11-Coral e 12-Safira por parte da CPTM.

O documento também aponta a PPP da Linha 10-Turquesa e do TIC. Cabe citar que, neste caso, o projeto possivelmente passará por um nova avaliação uma vez que a Linha 14-Será incluída e que o TIC deverá passar por estudos mais aprofundados.

Além de São Paulo
A empresa também mira projetos fora do estado de São Paulo. Alguns dos principais leilões que foram citados na apresentação institucional estão o sistema de trens urbanos de Porto Alegre (Trensurb), o Metrô de Brasília e também o novo VLT da capital federal (VLT W3).
