Grupo CCR revela interesse em disputar concessão das linhas remanescentes da CPTM

Governo do estado pretende conceder todas as linhas da estatal nos próximos dois anos, segundo secretário de Parcerias em Investimentos. Processo incluirá também a extensão da Linha 13-Jade e construção da Linha 14-Ônix
Grupo CCR deverá entrar em todas as disputas pelas linhas da CPTM (Jean Carlos)

A nova gestão estadual do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) pretende acelerar o processo de concessão de todas as linhas operadas pela CPTM. A expectativa é de que toda a rede sobre trilhos da companhia estadal seja leiloada até o final de 2025. Diante deste cenário, o grupo CCR aparece como principal interessado em arrematar as trechos geridos pelo estado, conforme planos revelados em seu balanço anual.

A informação sobre a concessão das linhas remanescentes da CPTM foi dada pelo secretário Rafael Benini em entrevista à Revista Ferroviária. O responsável pela pasta de Parcerias em Investimentos de São Paulo inclusive já traçou um cronograma para os futuros leilões.

Segundo o secretário, as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade estarão incluídas em leilão que deverá ser realizado até o fim de 2024. Além da operação do trio de linhas da zona leste, o projeto deve incluir a expansão da Linha 13-Jade até Bonsucesso, em Guarulhos.

Concessão das Linhas 10-Turquesa e 14-Ônix (Jean Carlos)

Para o ano de 2025 está prevista a concessão da Linha 10-Turquesa junto com a construção da Linha 14-Ônix que ligará Guarulhos até o ABC.

Até o final de 2025 o governo pretende ainda realizar o leilão de um novo trecho do Trem Intercidades. O estado pretende fortalecer estudos tanto para o Eixo Oeste até Sorocaba como para o Eixo Leste até São José dos Campos, porém apenas um destes deverá ser licitado neste mandato.

TIC Sorocaba poderá ser incluso no futuro (GESP)

O TIC de Santos, dada a complexidade técnica do projeto, cuja uma das alternativas deverá prever um longo túnel entre Mauá e Cubatão, deverá ser licitado no futuro, mas com datas incertas.

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Grupo CCR pretende participar de todas as disputas

O Grupo CCR, empresa controladora das concessionárias responsáveis pelas linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda tem a pretensão de participar de todos os leilões citados acima. Na apresentação institucional da companhia, divulgada em dezembro de 2022, são revelados os futuros planos de expansão da empresa no setor metroferroviário.

A empresa pretende participar do leilão de concessão da Linha 7-Rubi e do TIC-Eixo norte ligando São Paulo até Campinas. O projeto tem valores atualizados em R$ 12,5 bilhões.

Concessão da Linha 7 e TIC (CCR)

Como mostrou este site com exclusividade, a CCR apresentou em maio de 2021 uma Manifestação de Interesse Privado (MIP) para a concessão das Linhas 11, 12 e 13. Estima-se que o investimento nas linhas seja de aproximadamente R$ 3,5 bilhões. Atualmente estão em curso melhorias para a sinalização das Linhas 11-Coral e 12-Safira por parte da CPTM.

Concessão das Linha 11, 12 e 13 (CCR)

O documento também aponta a PPP da Linha 10-Turquesa e do TIC. Cabe citar que, neste caso, o projeto possivelmente passará por um nova avaliação uma vez que a Linha 14-Será incluída e que o TIC deverá passar por estudos mais aprofundados.

Concessão da Linha 10 e TIC Santos (CCR)

Além de São Paulo

A empresa também mira projetos fora do estado de São Paulo. Alguns dos principais leilões que foram citados na apresentação institucional estão o sistema de trens urbanos de Porto Alegre (Trensurb), o Metrô de Brasília e também o novo VLT da capital federal (VLT W3).

Concessão de sistemas pelo Brasil (CCR)

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32 comments
  1. seguindo uma lógica, a CCR pegou as melhores linhas da CPTM, 8 e 9, e está penando para operar. e reclama que a culpa é da condição precária.

    imagina pegando as outras linhas que estão em condição pior que a 8 e 9? vai puxar trem de carroça? a desculpa vai ser a mesma?

    mas a única logica que eles seguem é a logica do dinheiro fácil e da mamata que os governos dão para eles. já passou a hora de uma CPI das concessões. se a verdade viesse a tona dos bastidores dessas concessões, o que ia ter de gente presa …

      1. a CPI contra o descaso da CPTM atingiria os mesmos que estão tentando vende-la, já que é uma empresa sem autonomia e dependente das vontades politicas de quem comanda o estado.

    1. A Linha 8 está muito longe de figurar entre as melhores linhas. A linha 11 é muito melhor que ela e continua sendo operada pela CPTM.

      1. o par de linha 8/9 era muito melhor (no tempo da CPTM) que o par de linha 11/12, em todos os quesitos (via permanente, sinalização, pátio, manutenção, organização, cultura de trabalho, etc)

        a linha 11 pode ser melhor no trecho luz-Guaianazes, mas de Guaianazes a estudante fica muito atrás.

      2. Só o trecho Luz–Guaianases da L11 que é melhor que qualquer trecho da L8.

        Já a L9 inteira sim é melhor do que qualquer outra linha (inteira) de trem metropolitano (exceto a 13, óbvio!).

        No entanto, nem com a L9 a ViaMobilidade conseguiu prestar um serviço minimamente decente.

    2. Você está disposto a depor na CPI e contar tudo que sabe sobre a CCR ?
      Vou sugerir o seu nome , já que sabe todos os podres do governo
      Não vá ser omisso , conte tudo …

      1. Sérgio, acho que você não sabe como funciona uma CPI.
        Mas se teu intuito é me intimidar, saiba que já fiz denúncias ao MP, coisa que qualquer cidadão pode (e deveria) fazer. Então para mim não há problema nenhum se for chamado.
        O problema é justamente não fazer nada e não ouvir o cidadão.
        E se as CPIs não acabassem em pizza como ocorre com a maioria, pode ter certeza que muitos desses contratos seriam rescindidos e os responsáveis na cadeia.

  2. Estranho porque o governo do estado quer privatizar tudo que dá lucro?
    Preparem-se a CCR será a nova Oderbrech dentro de pouco tempo.
    Em vez do governador ficar privatizando empresas públicas porque ele não começa cortando o monte de mordomias que ele é seus aliados tem?
    Quando o salário dele foi reajustado em 50% ele pegou e ficou quietinho.

    1. Transporte não é pra dar lucro, é necessidade básica de uma metrópole portanto de bem público, a mamata está na viaquatro recebendo quase R$6 por passageiro enquanto a tarifa é R$4,40, ela também está na concessão das L8 e L9 que custaram quase R$1 bilhão na mesma semana em que a CCR recebeu indenização de R$1 bilhão pelas obras da Estação Vila Sônia, ela também está presente nessa mesma concessão que teve mortes e acidentes graves que aconteceram pouquíssimas vezes durante os 30 anos de cptm enquanto a empresa privada causou 5 grandes acidentes em 1 ano sem sofrer nenhuma penalidade, além de precarizar o bem público não conservando trens e vias deixando as duas linhas no pior estado em mais de 15 anos de avanços promovidos pela estatal que mesmo deficitária melhorou todas as linhas pro nível muito próximo do metrô

    2. Será a nova Odebrecht?
      A CCR foi fundada pela Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez. Já funciona igual uma Odebrecht desde o começo. O modelo de negócio deles é esse, arrumar uns favores do estado, como no final do governo daria, que ganharam uma renovação da concessão de várias rodovias que estavam vencendo sem nova licitação

  3. Sou totalmente contra essas concessões! Ainda com a grande possibilidade da CCR querer monopolizar todo o transporte metroferroviario, daqui a pouco “irão mostrar interesse na concessão das linhas 1, 2 e 3” e acabou o sistema gerido pelos órgãos públicos.

    Ao invés de focar nessas asneiras poderiam fazer o mínimo pelos passageiros dependentes da capenga da EMTU, empresa com gestão e operação defasada a décadas.

  4. É fácil ter uma empresa de concessão em SP aonde o valor tarifa na linha 4 com poucas estações e km custa R$6 reais por passageiros fora os aditivos que pedem e se a CCR está penando com as linhas 8 e 9 que estavam em melhores condições de uso quem dera as linhas 11, 12 que são mais antigas e maiores (a 13 nova nem vai ter o que investir) que concessão é essa que sai mais caro que a CPTM/metrô?? Assim fica fácil ter empresa privada até eu quero uma assim

  5. Não se pode esperar nada de bom e inteligente vindo de bolsonaristas…

    Igual ao fato de ignorar a L19 que está com estudos bem mais avançados do que a L20 (e querer “priorizar” a 20), e ainda justificar que quem vai atender Guarulhos é a expansão da L2 unicamente; ou seja, exatamente ao contrário dos estudos técnicos e sérios realizados pelo Metrõ de São Paulo, que disseram que a L2 NÃO pode chegar em Guarulhos sem a L19, em nenhuma hipótese!

    Mas bolsonarista gosta de ser tapado e ignorante (e quem apoia é pior ainda), ir contra a ciência e contra estudos técnicos e tudo mais que é realmente sério, algo que eles não são e nem sabem ser…

    E isso porque esse “governador”, que está turistando por aqui, se diz “engenheiro”…
    Francamente….

    Vamos acabar sentindo saudades até do PSDB no governo do Estado.

    1. me fala um exemplo de governo petista “inteligente” e “competente” que foi construiu mais linhas de metrô que SP (incluindo Governo Federal). Valendo!

      1. Eu falei algo de PT no meu comentário?

        Não!

        Então… nada a ver sua pergunta.

        Além do mais, independente do que fizeram ou deixaram de fazer os outros, ninguém conseguiu ser tão horrível como esse governo de extrema direita!

  6. Essa máfia chamada CCR já é praticamente dona do Estado, inclusive tem mais poder que o mesmo…

    Tinham que investigar pesado essas negociatas, iniciada pelo PSDB e que continuará a todo vapor nas mãos do Tarcísio, o fim da CPTM é questão de tempo, já estou até conformado com isso

  7. Se tá ruim, vai piorar… Não é achismo, é constatação. A CPTM aprendeu a operar com recursos no limite, estrutura precária, composições antigas e diversas outras deficiências.

  8. Eu acho engraçado como pode chegar um governo e sair vendendo as coisas que eram do estado há anos e anos, sem nenhum problema.

  9. Eu não sei como a CCR ainda tem a cara de pau de se apresentar interessada nas outras linhas da CPTM! Mal opera a L8 e L9 e agora quer operar as demais linhas da CPTM! Eu acredito também que a concessão das linhas pode ser uma boa para o estado como forma de reduzir custos, mantendo os serviços em melhor qualidade. Só que essa empresa já provou agora que eles não sabem lidar com os problemas nos trens, ainda mais com a forma de como tudo será feito!
    Fora que juntar as linhas conforme proposto aí não faz o menor sentido. Juntar L10 com essa L14, que não tem demanda nenhuma, não mudará em nada o deslocamento das pessoas. São Paulo infelizmente tem a grande chance de se tornar a Supervia em pouquíssimo tempo!!!!

  10. CCRizar linhas , essa e a “nova” proposta. Nesse ritmo, CCR se tornará a maior e mais lucrativa empresa de metro-ferrovia do mundo, sem ter construído um único quilômetro de via. Será fantástico! E, lembremos que a passagem lá e mais cara, em função do subsídio estatal … Eita mamata boa !

  11. Se as linhas 8 e 9 que em pouco tempo foram concedidas já apresentam problemas imagina se concederem as outras. Se continuar assim as linhas de trens metropolitanos vão ficar iguais a Super Via no Rio de Janeiro.

  12. Não consigo acreditar que seja possível que permita-se instaurar um monopólio no sistema metroferroviário e ainda por cima com subsídio do estado e sem contrapartidas que realmente tragam benefícios substanciais à população.

  13. 1 – )a crr não é nem uma construtora mais é venderam a parte delas na crr . Quem comprou foi o Itaú e o dono da caio pela ruas invest .

    2 – ) alguém aqui viu a cptm fechar a L8 e L9 para fazer uma reforma pessada na parte elétrica , como fizeram na L11 . A ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO QUE FIZERAM NA L8 FOI ANTES DA SOROCABANA PASSAR AS DUAS PARA FEPASA . e os problemas da L8 veio estourar mesmo agora .

    3-) Já olharam o fluxo de caixa da cptm , des do início dela sempre operando no vermelho e caixa do governo estadual sempre socorrendo ela com dinheiro dos nossos impostos.

    4-) O SISTEMA DE TRANSPORTE NAO IMPORTA SE ONIBUS OU FERROVIÁRIO SEMPRE VAI OPERAR NO VERMELHO POR ATUAL SISTEMA NAO E AUTO SUTENTAVEL PRECISA DE SUBSÍDIO

    1. Transporte público não tem como objetivo o lucro, mas sim prover um serviço. Se der lucro, ótimo, se não der, nós pagamos impostos para o funcionamento deste. O problema é quando uma linha privatizada a 10 anos que tem como único objetivo lucrar precisa de subsídio do governo todo ano pra não ir abaixo, indo contra qualquer benefício que a privatização traria aos cofres públicos

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