Grupo Comporte assume oficialmente o Metrô de Belo Horizonte

Trem do Metrô de Belo Horizonte (CBTU)

O grupo Comporte assumiu oficialmente, nesta quinta, 23, a totalidade das ações da Companhia Brasileira de Trens Urbanos em Minas Gerais (CBTU-MG) e da Veículo de Desestatização MG Investimentos (VDMG). Isso significa que o grupo agora é o responsável pelo Metrô de Belo Horizonte.

“Assumir esta nova gestão em Minas é motivo de orgulho para o Grupo Comporte, que nesta quinta-feira formalizou a aquisição da totalidade das ações da VDMG e CBTU-MG, tornando-se assim seu proprietário e detentor do direito de operação da concessão do serviço de transporte metroviário nas cidades de Belo Horizonte e Contagem”, diz trecho do comunicado interno da empresa. A aquisição foi confirmada pela Casa Civil.

O leilão para privatização do Metrô de Belo Horizonte ocorreu no dia 22 de dezembro do ano passado, ainda sob a gestão Bolsonaro. Na época, o governo de transição de Lula tentou barrar o leilão mas depois foi convencido de seguir o trâmite.

A Comporte foi a única empresa interessada e ofereceu um lance de R$ 25,75 milhões. Em contrato, a empresa deve modernizar a linha 1, a única existente em BH e que liga Eldorado a Vilarinho, além de construir e operar a linha 2 nos próximos 30 anos.

A linha 2 terá aproximadamente 10,5 km e sete estações: Nova Suíça, Amazonas, Salgado Filho, Vista Alegre, Ferrugem, Mannesmann Vallourec e Barreiro. A previsão é que as novas estações sejam entregues a partir do quarto ano de contrato e que no sexto ano todas estejam em operação.

Estação da Linha 1 do Metrô de Belo Horizonte (Sudhertzen)

Mais de um mês em greve

O grupo Comporte assumirá a operação do Metrô de Belo Horizonte em meio a protestos dos funcionários. A categoria manteve uma greve de 34 dias que só foi encerrada na semana passada. Os trabalhadores protestam contra a privatização da CBTU e o futuro de 1.600 funcionários após vencer o prazo de um ano em que a concessionária não poderá demiti-los. Apesar da volta ao trabalho, o sindicato dos metroviários local manteve o estado de greve e pode voltar a paralisar o serviço no futuro.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Previous Post
Operação de trens normalizada no Metrô de São Paulo (Jean Carlos)

Todas as linhas do Metrô de São Paulo voltam a operar normalmente após o fim da greve

Next Post
Rede aérea na região de Suzano será melhorada (Jean Carlos)

Trecho entre as estações Calmon Viana e Jundiapeba da Linha 11-Coral estará interditado neste domingo (26)

Related Posts