Metrô de Belo Horizonte será assumido pela Comporte Participações por R$ 25 milhões

Sem concorrentes, empresa ligada ao transporte rodoviário e criada pela família Constantino fez proposta com 33% de ágio. Grupo privado assumirá operação da Linha 1 da CBTU e deverá implantar Linha 2 nos próximos anos

Trem da CBTU (CBTU)

O leilão de privatização da CBTU Minas (as ações da VDMG Investimentos) decepcionou com a participação de apenas um interessado, a Comporte Participações, parte do grupo Comporte, que atua no segmento de transporte rodoviário.

A concorrente ofereceu uma proposta de R$ 25.755.111,00, ou seja, ágio de 33,28% em relação ao valor mínimo, de R$ 19,2 milhões. A empresa deverá assumir a operação do Metrô de Belo Horizonte, hoje operado pela CBTU.

A concessão de 30 anos prevê o investimento de mais de R$ 3 bilhões, a maior parte bancada pelos governos federal e de Minas Gerais. Entre os requisitos do contrato está a modernização da Linha 1, a construção da estação Novo Eldorado e a implantação da Linha 2.

Esquema de vias do Metrô de BH já com a Linha 2 (BNDES)

CCR de fora

A Comporte, com sede em São Bernardo, tem como um dos seus principais ativos as viações Empresa Cruz, Expresso União, Princesa do Norte, Viação Piracicabana, Expresso Itamarati, Nossa Senhora da Penha e Expresso Maringá, além da operação do VLT da Baixada Santista pela BR Mobilidade. A empresa é controlada pela família Constantino, fundadora da empresa aérea Gol.

Nesta semana, o governo de Minas revelou esperar por dois a três participantes no leilão. Um dos esperados era o grupo CCR, que tem vencido diversas concorrências, mas a empresa prefeiru não disputar o sistema de Belo Horizonte.

 

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Victor Fernandes Carrijo
Victor Fernandes Carrijo
2 anos atrás

O Lule vai chorar no banho hj, não conseguiu ajudar os amigues do sindicato, vão ter que começar a trabalhar KKKKKKKKKKKKKK….
Brincadeiras a parte, que essa empresa consiga atender BH da melhor forma, e que devem sim ser cobrados independente de quem for.

Leonardo
Leonardo
2 anos atrás

O que achou do leilão, onde a maior parte dos investimentos vem do governo federal?

Kleyton
Kleyton
2 anos atrás
Responder para  Leonardo

25 milhões? Ganharam um presente. O Estado gasta uma fortuna na construção, cede sua parte por mixaria e ainda vai bancar a ampliação? É fácil ser iniciativa privada com toda esta mamata.

Fernando
Fernando
2 anos atrás
Responder para  Kleyton

Mas se e facil assim, pq ninguem mais quis participar?

Leoni
Leoni
2 anos atrás
Responder para  Kleyton

O leilão do metrô de Belo Horizonte, realizado em 22/12/22, foi encerrado por R$ 25.755.111,00, após lance único feito pelo Grupo Comporte na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). O valor a ser desembolsado pela empresa chamou a atenção e, para alguns, foi considerado baixo diante da importância da concessão e da possibilidade de ganhos futuros. A título de comparação, em dezembro de 2012, foram comprados dez trens, com quatro vagões cada, por R$ 171,9 milhões, o que, na média, representaria cerca de R$ 17,2 milhões por trem ou seja, valor relativamente próximo ao que será seja desembolsado pela Comporte.
Não acredito nesta concessão de 30 anos por parte deste grupo inexperiente e que prevê o investimento de mais de R$ 3 bilhões, a maior parte bancada pelos governos federal e de Minas Gerais. Entre os requisitos do contrato está a modernização da Linha 1, a construção da estação Novo Eldorado e a implantação da Linha 2.

Marcelo
Marcelo
2 anos atrás

Os politicos passam, mas os sistemas ficam.

Por 25 milhões apenas, dinheiro de pinga…levaram um sistema. Se antes fosse construir 100% da linha 2 com todos os custos com a concessionária (como foi com a linha 2 do metrô de Salvador), seria justo. Mas a maior parte será bancada pelo poder publico, usando o seu, o meu e o dinheiro de todos pra que mesmo? para dar lucro a empresa privada?

E sobre “vai ter que trabalhar”, vai lá falar para seus amigos bolsominions irem trabalhar e parar de ficar atrapalhando o direito de ir e vir das pessoas….

Wander Ferreira
Wander Ferreira
2 anos atrás

Não sei de onde você é,mas o fato é que a população se lascou de vez, principalmente quem mora no município de Betim,porque do jeito que a coisa foi feita, não há previsão de expansão da linha rumo a Betim ,embora o projeto original previsse isso;Na verdade,quando erradicaram o trem de suburbio BH / Betim havia a promessa que o metrô atenderia a cidade,em substituição ao trem suburbano.Mas com leilão feito da forma que ocorreu,sem ouvir a população,que é a mais interessada, a esperança de termos um transporte de qualidade ligando nossa cidade a capital foi sepultado de vez.

Lucas Rabelo
2 anos atrás

A CCR só vai onde ela não tem que construir nada. Ela só pega o “bolo pronto”.

Ivo
Ivo
2 anos atrás
Responder para  Lucas Rabelo

A CCR teve que investir na linha 4 (25% de toda a obra foram pagos pela CCR) e terá de investir R$ 3 bilhões em cinco anos nas linhas 8 e 9.

Já a concessão do metrô de Belo Horizonte é lesiva ao interesse público e deveria ser cancelada. Não há nenhuma contrapartida garantida.

Guile
Guile
2 anos atrás
Responder para  Ivo

Mesmo que fosse 25%, seria pouco. Mas o valor é bem menor que isso.

3 bilhões em 30 anos para as linhas 8 e 9 é dinheiro de pinga. Dá uma média de 100 milhões por ano. É 0,01% do orçamento do estado de SP

As concessões em SP são tão lesivas quanto a da cbtu mg. Aliás, difícil falar qual concessão não é lesiva ao contribuinte.

Ivo
Ivo
2 anos atrás
Responder para  Guile

As Linha 8 e 9 precisam apenas de R$ 3 bilhões para terem o padrão de operação do metrô.

A CPTM investiu R$ 16 bilhões em quase vinte anos em toda a sua malha e não conseguiu resultados convincentes.

Vinicius Ferraz Siqueira
Vinicius Ferraz Siqueira
2 anos atrás
Responder para  Ivo

Não amigo. A linha 4 foi integralmente bancada pelo Estado de São Paulo. Até houve reequilibrio econômico financeiro concedido.

Bruno Marques
Bruno Marques
2 anos atrás
Responder para  Lucas Rabelo

Exatamente !! A CCR não quer “correr riscos” !! Aqui em São Paulo, na linha 4 amarela (que inclusive já aconteceu uma greve do metrô em 2006, justamente por metroviários serem contra a privatização da linha 4 amarela), a empresa tentou fazer biometria e ia vender dados as outras empresas, mas a justiça barrou !!

Sérgio
Sérgio
2 anos atrás

Sou a favor da privatização mas esta empresa não vai ter fôlego financeiro praticar tudo isso
Uma pena….

Marcelo
Marcelo
2 anos atrás

CCR só quer coisa pronta, com lucro garantido. Se tiver que fazer um mínimo, não conseguem pq são incompetentes e só visam lucro fácil

Antônio
Antônio
2 anos atrás
Responder para  Marcelo

Esperto é você que quer lucro não garantido , gosta de fazer o máximo e lucro difícil …..

Bruno Marques
Bruno Marques
2 anos atrás

ABAIXO AS PRIVATIZAÇÕES !! O CAPITAL PRIVADO “DEPENDE” DO CAPITAL PÚBLICO, PARA “SOBREVIVER” !! Privatizam os lucros e socializam os prejuízos !! Quanta imbecilidade política !! No mundo, a tendência é a desprivatização e a reestatização !! Os nossos políticos da direita elitista, pouco se importam com a população !! Só pensam neles mesmos e os eleitores BURROS; BESTAS; IDIOTAS; OTÁRIOS; TROUXAS E ALIENADOS votam nessas desgraças de políticos, que entregam o patrimônio de “mão beijada” !! E cadê ae a concorrência no leilão ?? Para vocês verem, que o negócio é de alto risco !!

Luis Siqueira
Luis Siqueira
2 anos atrás
Responder para  Bruno Marques

Vai chorar no banho

Daniel Francis
Daniel Francis
2 anos atrás
Responder para  Bruno Marques

Em que mundo está ocorrendo esta tendência? Só se for no mundo da Lua.

Tiago
Tiago
2 anos atrás

Procurem se informar melhor a cbtu em Minas não tinha dinheiro nem para manutenção dos trens , era tudo para salário dos funcionários da ativa e a aposentados . Eles estão canibalização de trem de 2012 e um 1700 . Estações padrão cbtu Rio sem acessibilidade e assim vai . Não tava essa maravilha que pessoal acha . Já em relação 8 e 9 a história dos problemas já vem des da sorocabana que teve a linha roubada para a fepasa assumir .