A expansão no sentido oeste da Linha 15-Prata está prometida pelo Metrô para 2025, quando o ramal de monotrilho se conectará à Linha 10-Turquesa, da CPTM. O projeto está em andamento, com a concepção da futura estação, desapropriações e outras etapas, mas uma dúvida persiste: afinal, quantas pessoas terão de deixar suas moradias na Favela de Vila Prudente?
Como se sabe, a companhia já manifestou a intenção de ocupar uma faixa da comunidade a fim de abrir espaço para que as vias da Linha 15 possam percorrer a região com segurança até atingirem a faixa de domínio da CPTM. Mas até hoje não se tornou público quais imóveis serão suprimidos. Em oportunidades anteriores, o Metrô afirmou estar conversando com representantes da comunidade, porém, nenhum documento foi publicado pela empresa.
Nesta semana, no entanto, a companhia compartilhou uma imagem do traçado da extensão até Ipiranga, onde é possível notar que os trens de monotrilho passarão muito próximos das casas que estão à beira da Avenida Luiz Ignácio de Anhaia Mello. O mapa é bastante semelhante a um infográfico publicado pelo site anteriormente.

Atualmente, o Metrô finaliza o trecho elevado entre a estação Vila Prudente e as proximidades do local, logo antes do início da rampa do Expresso Tiradentes, no eixo central da avenida. Pelo que a ilustração sugere, a partir dali as vigas e colunas farão uma leve curva à direita para livrarem o eixo que leva ao viaduto Grande São Paulo.
O traçado parece afetar uma quantidade pequena de moradias, ao contrário da infeliz ilustração da TV Globo em matéria exibida meses atrás, que informava incorretamente que a Linha 15 percorreria o centro da favela.
Ainda assim, trata-se de um assunto delicado e que certamente deve exigir mais tempo para uma solução que afete o mínimo a vida das pessoas.
