Com a concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, o governo de estado pretende aprimorar os serviços ferroviários focando, principalmente, na redução dos intervalos entre trens.
Na Linha 12-Safira, que atualmente liga a estação Brás até Calmon Viana, no município de Poá, os intervalos variam de acordo com os loopings operacionais. Com a extensão da ferrovia para a Estação Suzano a mesma dinâmica se manterá.
Segundo os dados da concessão, durante os primeiros sete anos, a nova operadora deverá manter um intervalo mínimo de 5 minutos no trecho entre Brás e Itaquaquecetuba e de 10 minutos entre Itaquaquecetuba e Suzano.

Entre o oitavo e 20º ano da concessão a Linha 12-Safira deverá passar por grandes melhorias. O intervalo deverá ser reduzido para 3:15 minutos no trecho crítico e 6:30 minutos no looping de Suzano.

Nos últimos 10 anos da concessão essa redução deverá atingir o seu limite com a frequência de trens no trecho entre Brás e Itaquaquecetuba a cada 3 minutos e no trecho entre Itaquaquecetuba e Suzano a cada 6 minutos.

A proposta de redução de intervalos se viabilizará através da implantação de um novo sistema de sinalização na Linha 12-Safira, que permitirá a operação de forma interoperável no futuro.