Intervalo da Linha 12-Safira deverá ser reduzido para 3 minutos após concessão

Intervalo da Linha 12-Safira deve cair para 3 minutos (Jean Carlos)
Intervalo da Linha 12-Safira deve cair para 3 minutos (Jean Carlos)

Com a concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, o governo de estado pretende aprimorar os serviços ferroviários focando, principalmente, na redução dos intervalos entre trens.

Na Linha 12-Safira, que atualmente liga a estação Brás até Calmon Viana, no município de Poá, os intervalos variam de acordo com os loopings operacionais. Com a extensão da ferrovia para a Estação Suzano a mesma dinâmica se manterá.

Segundo os dados da concessão, durante os primeiros sete anos, a nova operadora deverá manter um intervalo mínimo de 5 minutos no trecho entre Brás e Itaquaquecetuba e de 10 minutos entre Itaquaquecetuba e Suzano.

Intervalos da Linha 12-Safira nos primeiros sete anos de concessão (SPI)
Intervalos da Linha 12-Safira nos primeiros sete anos de concessão (SPI)

Entre o oitavo e 20º ano da concessão a Linha 12-Safira deverá passar por grandes melhorias. O intervalo deverá ser reduzido para 3:15 minutos no trecho crítico e 6:30 minutos no looping de Suzano.

Intervalos da Linha 12-Safira entre o 7º e 20º ano de concessão (SPI)
Intervalos da Linha 12-Safira entre o 7º e 20º ano de concessão (SPI)

Nos últimos 10 anos da concessão essa redução deverá atingir o seu limite com a frequência de trens no trecho entre Brás e Itaquaquecetuba a cada 3 minutos e no trecho entre Itaquaquecetuba e Suzano a cada 6 minutos.

Intervalos da Linha 12-Safira a partir do 20º ano da concessão (SPI)
Intervalos da Linha 12-Safira a partir do 20º ano da concessão (SPI)

A proposta de redução de intervalos se viabilizará através da implantação de um novo sistema de sinalização na Linha 12-Safira, que permitirá a operação de forma interoperável no futuro.

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