Já visitadas pelo tatuzão da Linha 6, estações Santa Marina e Água Branca têm estruturas construídas na superfície

Futuras estações do ramal foram as primeiras a serem liberadas após a passagem da tuneladora sul. Trabalhos avançam enquanto esteiras com material retirado da escavação passa pelo túnel das vias
Um dos poços da estação Água Branca já exibe estruturas na superfície (iTechdrones)

As obras da Linha 6-Laranja continuam a evoluir em um ritmo acelerado, raramente visto no país. Entre vários canteiros bastante ativos estão os locais onde funcionarão as estações Água Branca e Santa Marina.

O canal iTechdrones sobrevoou a região e registrou a construção de prédios e estruturas já no nível da superfície, um indício claro da celeridade dos trabalhos.

Santa Marina, que na próxima década deve se conectar com a Linha 20-Rosa, foi a primeira parada do Tatuzão Sul, em novembro de 2022. Construída pelo método VCA invertido, a estação já exibe itens como escadas de acesso, mezaninos e prédios auxiliares, incluindo o edifício técnico.

Visão aérea da estação Santa Marina (iTechdrones)

A exemplo do layout visto nas linhas 4-Amarela e 5-Lilás, essas áreas técnicas ficam no nível da rua, uma forma de baratear a construção. A Acciona, responsável pela construção do ramal de 15,3 km, também já tapumou e limpou a praça ao lado da estação, onde será feito um acesso elevado.

Mais à frente, na estação Água Branca, onde a tuneladora esteve entre fevereiro e abril deste ano, também há avanços claros, sobretudo no segundo poço escavado.

Ele fica ao lado da estação da Linha 7-Rubi e no futuro servirá de ligação com a atual linha da CPTM e também com a Linha 8-Diamante, operada pela ViaMobilidade.

A construtora espanhola já revestiu o poço e construiu estruturas como a laje na superfície e colunas cuja finalidade ainda não está clara.

Ligação entre os ramais 6-Laranja, 7-Rubi e 8-Diamante

A ligação entre a Linha 6-Laranja e os ramais de trens metropolitanos ainda não foi detalhada pelo governo. A prefeitura de São Paulo pretende construir um túnel na Avenida Santa Marina, a fim de eliminar uma passagem de nível da CPTM.

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Há alguns projetos que mostram Água Branca unificada, com plataformas conectadas por túneis, mas até o momento não houve uma previsão sobre como ou quando isso será feito. As concessões à iniciativa privada também podem pesar nesse processo.

Se não houver imprevistos, a Linha 6 deve ser inaugurada por volta de 2026, o que significa que restam três anos no máximo para tirar esse projeto de ligação do papel, a tempo de permitir que os usuários façam transferências rápidas entre os ramais.

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    1. Ou seja a L6 não terá conexão com a L8 nem com a L7 tão cedo, já que essa concessão não deve sair e se sair não será a tempo da ccr construir já que eles não constroem nada, e vamos mais uma vez de indenização do estado pra empresa privada, mas dessa vez com razão pq a acciona vem cumprindo muito bem a parte deles do acordo

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