Confira imagens de como será a Estação Ambuitá, a primeira construída pela ViaMobilidade

Parada fica na extensão da Linha 8-Diamante e deverá ser concluída dentro de três anos
Estação Ambuitá da Linha 8-Diamante (ViaMobilidade)
Estação Ambuitá da Linha 8-Diamante (ViaMobilidade)

A ViaMobilidade, concessionária que opera as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, deverá construir uma nova estação entre Santa Rita e Amador Bueno, no município de Itapevi.

Para mostrar como ficará a estação, a empresa produziu um material ilustrativo onde é possível ter um vislumbre do projeto. Ambuitá será a primeira estação construída pelo Grupo CCR em São Paulo.

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As imagens mostram que a estação deverá ser maior que sua antecessora, construída quando a Fepasa ainda era a operadora do sistema em meados dos anos 70 e 80.

A fachada deverá ser envidraçada com algumas brises na parte superior, aproveitando a iluminação natural. Um conjunto de escadas fixas e rampas estão presentes nos acessos.

O paisagismo e o sistema viário deverão ser objeto de melhorias, permitindo melhor condição de acessibilidade para os passageiros oriundos dos ônibus. No interior da estação estarão presentes a bilheteria e SSO na área de livre acesso.

A linha de bloqueios será composta por cinco equipamentos, sendo um deles mais largo, para pessoas com deficiência. Rotas táteis deverão orientar o caminho para pessoas com restrições visuais.

A estação Ambuitá deverá ter plataformas laterais. Para isso será construído um mezanino subterrâneo que permitirá a travessia dos passageiros sem interferir com as vias. Este era um dos problemas da antiga estação.

O acesso às plataformas se dará através de escadas fixas e de elevadores que estarão dispostos em ambas as plataformas. A cobertura na estação deverá ser integral, abrigando os passageiros em dias de chuvas ou calor intensos.

O início da reconstrução da estação Ambuitá está previsto para acontecer em outubro deste ano, com prazo de ser finalizada em 36 meses.

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    1. Ambuitá em especial receberá um cuidado maior devido ao desnível entre o acesso e as plataformas. Fora isso a estação aposta no básico, fazendo da estrutura uma construção funcional para todos os públicos.
      O paisagismo, talvez, seja o que torne a estação mais agradável aos olhos.

  1. Achei uma ótima estrutura para uma estação que não tem um movimento tão elevado. Senti falta da informação se será uma estação para 4 ou 8 carros. Espero que as outras duas paradas da extensão sejam reformadas nesses padrões.

    1. Nas imagens divulgadas até então não é possivel precisar se a estação estará adaptada para 8 carros.
      Tudo indica que a estação seguirá o mesmo padrão de Santa Rita e Amador Bueno.

  2. Cimenrita a ViaMobilidade não tem a intenção de reconstruir, mas o importante é fazer com que os trens circulem com intervalos menores nas DUAS vias da extensão da Linha 08 e retirar o ônibus concorrente no mesmo trajeto entre Itapevi e Amador Bueno, assim aumentaria a demanda do trem!

    1. Não vai rolar e nem tem motivo pra isso, a linha Amador – Itapevi atende todo o resto dos bairros onde o trem não para, e a outra que passa por Ambuitá e Cimenrita tem intervalo de mais de uma hora, não tem concorrência com um trem de 30 em 30.

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