Leilão do Trem Intercidades entre São Paulo e Campinas pode ficar para 2024

Durante entrevista a podcast, governador Tarcísio de Freitas confirmou que grupos privados pediram extensão do prazo para aprofundarem estudos e propostas

Leilão do TIC pode ficar para 2024 (Shilpy Arora)
Leilão do TIC ocorrerá em 2024 (Shilpy Arora)

O leilão do Trem Intercidades entre São Paulo e Campinas poderá ser adiado em até 90 dias, segundo o governador Tarcísio de Freitas. Em entrevista ao Flow Podcast o mandatário admitiu a possibilidade de remarcar o certame.

O governo do estado marcou o leilão para 28 de novembro após publicar o edital em março deste ano, portanto, um longo prazo para análise por possíves interessados.

Durante a entrevista que ocorreu na noite desta quarta-feira (09) o governador afirmou que existem quatro grandes grupos interessados na PPP que incluirá a Linha 7-Rubi.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Entretanto, aparentemente a iniciativa privada parece bastante receosa quanto ao projeto. Dos quatro participantes, três grupos solicitaram ao governador um acréscimo de prazos entre 60 até 90 dias.

O trajeto do Trem Intercidades Eixo Norte

A justificativa seria o aprofundamento dos estudos e a formulação das propostas. Não por menos, já que o projeto é bastante complexo e exigiria muito mais do que expertise em operação ferroviária.

O próprio governador admite que esta possibilidade é real e pode ser adotada. A ideia seria amadurecer os projetos e, dentro do possível, atrair mais concorrentes para a disputa.

Trem da Série 9500 na estação Francisco Morato (Jean Carlos/SP Sobre Trilhos)

A PPP do TIC Eixo Norte e Linha 7-Rubi prevê investimentos de aproximadamente R$ 13 bilhões e um período de operação de 30 anos. A promessa é criar um serviço ferroviário de passageiros entre São Paulo e Campinas com intervalos de até 15 minutos e 64 minutos de tempo de viagem.

8 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
ASM
ASM
1 ano atrás

É incrível como o governo gosta de brincar e ludibriar o povo.
Este trem intercidades tem sido prometido desde 2014 pelo que me recordo, ainda em antigas gestões.
Neste ano, o atual governador prometeu piamente que o leilão seria em novembro de 2023 e que já estaria tudo encaminhado, agora o leilão poderá ser em 2024, quando chegarmos ao ano que vem, será em 2025 e assim por diante…
Chega a ser ridículo o “empurro com a barriga” do governo em relação a este projeto. Não seria mais fácil dizer não há condições de realizar e construir o trem intercidades do que ficar enganando o povo?

Schnaider Moraes
Schnaider Moraes
1 ano atrás
Responder para  ASM

Meu povo! Sempre arranjam uma desculpa para esse projeto! Esse governo atual não será diferente, claro!!! Promete e não cumpri! Esse trajeto de São Paulo a Campinas é monopolizado por uma empresa de ônibus, compra esses políticos com malinhas de dinheiro para não sair do papel esse trem, tudo pela ganância!!! Então!!! Vamos aprender a votar e cobrar!!!!

Gabriel
Gabriel
1 ano atrás
Responder para  ASM

AMÉM! Tomara q seja adiado e não aconteça de forma alguma

Rafa
Rafa
1 ano atrás

Anhanguera travada, bandeirantes prestes a travar…ir do interior a Sp vai ser um inferno, mais fácil fazer uma ponte aérea Viracopos A congonhas

Tiago
Tiago
1 ano atrás

É que vocês não viram o edital do tic só a parte juridicamente dele vai levar mais 4 meses para assinar contrato no papel . Mais o tempo para liberar as obras que é 2 anos .

Lima
Lima
1 ano atrás

Lamentarei profundamente pelo povo que depende da linha 7 se esse edital realmente sair

Eduardo
Eduardo
1 ano atrás

É inacreditável uma coisa dessa (contém altas doses de ironia)

Leonardo
Leonardo
1 ano atrás

São Paulo vota errado e quem paga o pato é os trabalhadores. Alem de burro, este governador é incompetente e mentiroso. Esse projeto vai ser postergado durante toda sua gestão, infelizmente.