Licitação da Linha 19-Celeste é postergada pela segunda vez
Metrô remarcou os três pregões eletrônicos em dias diferentes, a partir de 22 de julho

A licitação de obras civis da Linha 19-Celeste, que ligará Guarulhos ao centro de São Paulo, foi postergada pela segunda vez pelo Metrô.
O pregão eletrônico, anteriormente marcado para 7 de julho, agora ocorrerá entre os dias 22 e 24 de julho. Originalmente, a data marcada era 6 de junho.
Isso porque a companhia optou por realizar os leilões dos três lotes em dias diferentes e não todos ao mesmo tempo.
Com a mudança, o Lote 1 (estações Bosque Maia, Guarulhos-Centro, Vila Augusta, Dutra e Itapegica) ocorrerá no dia 22.
No dia seguinte, 23, será a vez do Lote 2 (Jardim Julieta, Vila Sabrina, Cerejeiras, Santo Eduardo, Vila Maria e o Pátio Vila Medeiros) e por fim no dia 24 o Lote 3 (estações Catumbi, Silva Teles, Cerealista, São Bento e Anhangabaú).

O Metrô não deu detalhes sobre as razões da mudança, mas a hipótese mais provável é que as possíveis participantes tenham solicitado condições melhores para participar do leilão.
Com os pregões em dias diferentes, elas poderão se concentrar em cada lote e caso vençam algum, ponderar a participação nos demais.
Inauguração em 2031
A licitação de obras da Linha 19 teria motivado reclamações de algumas empresas, que alegaram que o edital beneficiaria apenas os grupos que têm experiência com operação de tatuzões. O Metrô negou qualquer favorecimento.
A companhia decidiu dividir as obras no percurso de 17,6 km em três partes, cada uma com uma tuneladora própria. Com isso será possível avançar com os três lotes de forma simultânea e assim acelerar a entrega do ramal.
Com 15 estações, a Linha 19-Celeste deve ter as obras iniciadas em 2026 e ser inaugurada em 2031.
Bem que poderiam começar a construção desta linha à partir de Campo Belo e assim os trens da linha 19 poderiam utilizar o pátio Guido Caloy e expandir a linha 19 até o Parque Cecap para integrar com a linha 13 Jade.
A Linha 19 não irá Pra Campo Belo e sim pro Itaim Bibi, se encontrar com a Linha 9 Esmeralda.
Para que a pressa agora?!
Se já destravaram até a expansão para Guarulhos da Linha 2 — em vez da Linha 19 (ou seja, começaram a casa pelo telhado).
Essa tal Linha 2, quando chegar à Dutra, vai deixar qualquer mágico no chinelo, ou na cartola mesmo.
A L2 tá parecendo cartola de mágico, com “espaço infinito” para carregar a RMSP (incluindo a capital) inteira!
Obs.: contém ironia no parágrafo acima. Mas, na prática, não vai ser muito diferente disso futuramente…
E há quem defenda com unhas e dentes essa explosão de demanda na L2 (desde que, é claro, desafogue a “linha particular” que fulano de tal faz uso; ou seja, este fulano não quer usar a L2 estendida —ele não é louco e nem masoquista—, ele apenas quer depositar demanda da sua linha na L2, e que se d@ne a imensa maioria que vier da L15 ou do ABC e precisar da L2 no futuro).
Coitado de quem for depender dela. Ainda bem que eu tô fora disso faz tempo.