Entrega do primeiro trem da Linha 6-Laranja fica para julho
Alstom previa entregar a primeira de 22 composições para a Linha Uni ainda em junho. Unidade será recebida no Pátio Morro Grande

A Alstom não vai mais entregar o primeiro trem da Linha 6-Laranja neste mês. Segundo informou a Linha Uni à Folha de São Paulo, a previsão é que a primeira composição chegue ao Pátio Morro Grande (e não ‘Campo Grande’, como escreveu o jornal) em julho.
A Linha 6-Laranja contará com 22 composições Metropolis que estão sendo fabricadas em Taubaté (SP) pela Alstom. São trens com seis vagões, passagem livre entre os carros e operação UTO (sem maquinista ou operador).
A concessionária afirmou ainda que os testes no pátio devem começar ainda em julho e que o trem rodará nas vias do ramal até o final do ano.
O pátio Morro Grande, construído onde antes funcionou uma pedreira, já está na reta final de obras, beirando 83% de execução, segundo dados de maio.

A Acciona, construtora da Linha 6 e principal sócia da Linha Uni, está na fase final de energização das vias do local, tanto de estacionamento como nos blocos de manutenção.
Os testes serão feito em três etapas, começando pela fase estática, passando para a dinâmica até 30 km/h dentro do próprio pátio e seguindo até a última fase, com os trens circulando na velocidade limite do projeto (90 km/h).

Nesse ponto, as composições acessarão o túnel que leva até as vias operacionais. Ao todo, a primeira fase da Linha 6 terá 15,3 km e 15 estações, mas apenas nove delas serão abertas em outubro do ano que vem.
Isso, claro, se não ocorrerem atrasos. Duas das nove estações, Maristela e Hospital Itaberaba, encontram-se em um estágio bastante distante da conclusão e em tese podem complicar o cronograma.