Licitação de projeto básico da Linha 20-Rosa é postergada para 24 de abril

É o segundo adiamento do certame, que deveria ter ocorrido em 7 de março, mais tarde remarcada para 3 de abril
Linha 20-Rosa
Linha 20-Rosa (Montagem sobre foto do Metrô)

A licitação de projeto básico da Linha 20-Rosa, um dos empreendimentos mais aguardados no Metrô, foi adiada pela segunda vez.

A sessão pública de entrega de propostas estava marcada para esta quarta-feira, 3, mas a companhia remarcou o certame para o dia 24 de abril.

Lançada em dezembro passado, a licitação deveria ter ocorrido em 7 de março, mas o Metrô a adiou pela primeira vez em fevereiro.

Traçado final da Linha 20-Rosa (CMSP)
Traçado final da Linha 20-Rosa (CMSP)

O desenvolvimento de engenharia e arquitetura da Linha 20-Rosa é crucial para que o novo ramal saia do papel. É com ele que os custos do projetos serão estimados e será possível avançar com o edital de concessão.

A Linha 20-Rosa é atualmente o maior projeto metroviário do país, com 33 km de extensão e 24 previstas. A demanda esperada para todo o trajeto é de 1,29 milhão de passageiros por dia.

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O ramal deverá contar com 50 trens de seis carros com passagem livre, sistema CBTC de sinalização e nível de automação GoA4, o mais elevado e que permite que os trens operem sem condutor.

O edital prevê a execuação do serviços em dois lotes, o primeiro entre Santa Marina e a futura estação Abraão de Morais, na Zona Sul, da capital, e o segundo entre este local e a Santo André.

Estações da Linha 20-Rosa (Metrô SP)
Estações da Linha 20-Rosa (Metrô SP)

O prazo para realizar o projeto é de 20 meses, o que indica a conclusão em meados de 2026. Vale lembrar que o Metrô tem previsto que a primeira etapa da Linha 20-Rosa seja aberta em 2030 e a segunda, em 2035.

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3 comments
  1. Sempre priorizando quem menos precisa. Vão começar pela região já bem servida de transporte. Deste jeito nunca vamos acabar com o movimento pendular residência-trabalho. Só vamos piorá-lo.

    1. o problema não é tanto nem no ABC e na zona Sul o BO é que eles não querem fazer estações profundas nas próximas linhas

  2. Pelo andar da carruagem, na hipótese mais otimista, nem a primeira etapa fica pronta em 2035.

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