ViaMobilidade devolve quarto trem da Série 8500 para a CPTM

Composição já está operando nas linhas da estatal. Concessionária teria até abril para devolver todos os trens para a companhia do estado
Quarto trem da Série 8500 é entregue para a CPTM (Jean Carlos)
Quarto trem da Série 8500 é entregue para a CPTM (Jean Carlos)

A CPTM recebeu na última semana o quarto trem da Série 8500 que estava em empréstimo junto a ViaMobilidade. As composições retornam após a entrega de novas composições da Série 8900 para as linhas 8 e 9.

A composição de prefixo H536 já está em operação nas linhas da estatal. Esta série de trens circulam tanto na Linha 12-Safira como no Serviço 710.

O retorno de trens cedidos para a concessionária ocorre após processo de recaracterização e vistoria por parte dos entes envolvidos. O trem ficou retido por alguns dias em pátios da estatal até ter seu retorno operacional confirmado.

Ao todo a ViaMobilidade deverá devolver oito trens da Série 8500, oito Série 7500 e 19 trens da Série 7000 que deverão ser revisados pela concessionária.

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Apesar disso, o atraso na devolução dos trens é evidente. Em abril a concessionária deveria ter concluído a devolução de todos os trens, mas apenas uma pequena parcela foi devolvida.

Ainda segundo o contrato, todos os trens da Série 8900 deveriam estar entregues e operando nas linhas 8 e 9. Atualmente metade da frota está em posse da concessionária.

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6 comments
  1. quero ver devolver o h556 que está desmontado.

    a CPTM já montou o 7000 da viamobilidade, falta a viamobilidade montar o h556.

    1. A CPTM entregou 30 trens sem revisão para a Via Mobilidade. A falta de revisão levou a um grande número de falhas. Se a Via mobilidade parasse mais que 2 trens por mês para realizar a revisão, as Linhas 8 e 9 sofreriam com falta de frota e aumento de intervalos (igual ao ocorrido com a CPTM em 2006 na Linha 8).

      1. todos os trens foram entregue conforme edital, que foi aceito pela CCR e pelo auditor independente. a partir do momento que a CCR participa e ganha a concorrência, não tem do que reclamar.

        segundo ponto, o trem h556 foi enviado de forma extra devido a um trem série 7000 não ter sido entregue de maneira conforme pela terceirzada da CPTM (que agora acaba de ganhar outro contrato, mostrando que ineficiência é prêmio na ferrovia de SP). a CPTM assumiu a bucha deixada pela terceirzada e remontou o trem. mas agora a viamobilidade não pode devolver o trem extra da CPTM pq o mesmo está desmontado e sucateado pelas mãos da viamobilidade. e estamos falando de um trem novo da série 8500.

        para de passar pano, Ivo. não adianta justificar o injustificável. o plano da CCR é maximizar lucro e entregar um serviço de quinta categoria. tem aval do governo do Estado para isso.

  2. Vocês deveriam mostrar como é esse processo de devolução dos trens. Desde a saída do Pátio Presidente Altino até chegar lá na CPTM

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