Licitação de trens e sistemas da Linha 17-Ouro do Metrô é adiada para outubro

Certame que escolherá o novo fornecedor do monotrilho deveria ocorrer na próxima terça-feira, 17, mas foi postergado para 07 de outubro
Monotrilho da CRRC (China Times)

A aguardada licitação que escolherá a nova fornecedora dos trens de monotrilho da Linha 17-Ouro foi adiada pelo Metrô. Agora a sessão de abertura das propostas ocorrerá no dia 07 de outubro e não mais na próxima terça-feira, 17. A informação foi publicada no Diário Oficial do estado nesta sexta-feira, mas sem detalhes do motivo.

Pela complexidade da licitação, era até esperado que os interessados pedissem mais tempo para analisar o edital, que foi disponibilizado apenas em julho. A empresa que sair vencedora desse certame terá a incumbência de instalar os variados sistemas do ramal, tanto o de sinalização, que controla as composições, como de abertura de portas nas plataformas, entre outros equipamentos. Mas é na definição do modelo de trem que reside a grande questão.

Ao contrário dos trens convencionais, o cada fabricante de monotrilho possui especificações próprias para as vigas-trilho, a superfície onde esses veículos circulam. Como a Linha 17 teve a fabricante Scomi como vencedora original, todo o traçado segue os padrões do seu trem.

Parte dos atuais fabricantes de monotrilhos se enquadra nesse perfil de viga, mais largo, mas outros como a Bombardier possuem um projeto diferente de posicionamento de pneus e trilhos de captação de energia, por exemplo. De qualquer forma, todos eles terão de adaptar seus equipamentos para as características da Scomi.

O atraso na licitação é mais um entre tantos problemas que a Linha 17-Ouro sofre desde que foi lançada, no início da década, primeiro como parte das obras para a Copa do Mundo de 2014.

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