Licitação para conclusão das obras da Linha 4-Amarela tem propostas divulgadas

Projeção da futura Estação São Paulo-Morumbi
Projeção da futura Estação São Paulo-Morumbi
Projeção da futura Estação São Paulo-Morumbi
Projeção da futura Estação São Paulo-Morumbi

Depois de vários adiamentos, a licitação para conclusão das obras da Linha 4-Amarela teve os envelopes com as propostas abertos nesta manhã (06). Foram dez consórcios participantes e o formado pela brasileira Construcap e as espanholas Copasa e Insignia fez a menor oferta, de R$ 849 milhões.

O certame teve a participação de várias empresas que hoje estão envolvidas nas investigações da Lava Jato como Odebrecht, Carioca, Camargo Côrrea, Queiroz Galvão e Andrade Gutierrez, ao contrário das licitações da semana passada da Linha 5.

Várias outras construtoras estrangeiras participaram da concorrência, incluindo a Salini Impregilo (Itália) e Power Construction Corporation (China).

Os valores propostas chegaram a R$ 1,3 bilhão, valor sugerido pelo grupo chinês. Agora o Metrô analisará as propostas e a documentação antes de homologar o vencedor.

Reprodução do documento que apresenta os valores oferecidos pelos participantes da
Reprodução do documento que apresenta os valores oferecidos pelos participantes da

Novas estações em 2017

Segundo o Metrô, assim que a ordem de serviço for emitida, o prazo de entrega das quatro estações restantes serão de 12 meses (Higienópolis-Mackenzie), 15 meses (Oscar Freire), 18 meses (São Paulo-Morumbi) e 36 meses (Vila Sônia). Caso sejam cumpridos os prazos, as duas primeiras estações devem ser entregues ainda em 2017 enquanto São Paulo-Morumbi ficaria para 2018 – Vila Sônia dificilmente será entregue nesta gestão do governo Alckmin.

Obras lentas

A segunda fase das obras da Linha 4 foram iniciadas em 2012 com prazos de conclusão até 2015. No entanto, o grupo ibérico Isolux Corsán Corvian entregou apenas uma estação, Fradique Coutinho, e acusou o Metrô de demorar a repassar projetos além de aumentar os custos das obras. O governo negou e rescindiu contrato com a empresa após os canteiros de obras esvaziados serem mostrados na imprensa no início de 2015.

Previous Post
Vista aérea da estação Campo Belo

Empreiteiras envolvidas na Lava Jato não participam de nova licitação do Metrô

Next Post
Em verde, o terreno onde está a sede da Vai-Vai

Escola de samba Vai-Vai continuará no Bixiga

Related Posts