Destaques Linha 10

Linha 10-Turquesa terá Expresso em horário de pico a partir do dia 30

Trens circularão em via exclusiva entre as estações Celso Daniel, em Santo André, e Tamanduateí, com única parada em São Caetano
Estação Tamanduateí da CPTM: serviço expresso deve aliviar trecho entre Santo André e São Caetano
Estação Tamanduateí da CPTM: serviço expresso deve aliviar trecho entre Santo André e São Caetano
Estação Tamanduateí da CPTM: serviço expresso deve aliviar trecho entre Santo André e São Caetano

Ainda não é o expresso prometido pelo governo há anos, mas a partir do próximo dia 30 de novembro a CPTM passará a operar o Expresso Linha 10, um serviço que percorrerá o trecho mais lotado da Linha 10-Turquesa entre as estações Celso Daniel, em Santo André, e Tamanduateí, onde há a conexão com a Linha 2-Verde do Metrô. Haverá apenas uma parada no caminho, em São Caetano.

O serviço funcionará apenas em horário de pico, no sentido ABC-São Paulo das 6h às 9h e à tarde, no sentido inverso, entre 16h e 19h. É algo semelhante com os trens que circulam na Linha 9-Esmeralda entre Pinheiro e Jurubatuba, porém, a Linha 10 possui uma vantagem, uma via exclusiva para circulação desses trens extras. Por isso será usado apenas um trem da Série 3000 que fará uma espécie de bate e volta no trecho. A Série 3000, que foi vista recentemente na região, foi produzida pela alemã Siemens no final da década de 90 e possui capacidade para transportar 2 mil passageiros em seus oito vagões.

A ideia da CPTM é desafogar o trecho, hoje sobrecarregado e que sofre com a lentidão dos trens da Série 2100, que tem taxas de aceleração e frenagem baixas. Com o expresso, parte da demanda será atendida de forma paralela. O intervalo entre as viagens do expresso, no entanto, será de 24 minutos, diz a CPTM. Como apenas um trem percorrerá a linha não há como reduzir esse tempo. De qualquer forma, a Série 3000 deve reduzir o tempo de viagem ainda mais, sem contar a eliminação de duas paradas para quem vem de Santo André.

Na prática, o expresso deixará de atender duas estações, Utinga e Prefeito Saladino, que ficam na divisa entre as duas cidades do ABC Paulista. O serviço funcionará apenas nos dias úteis. Resta saber se o expresso seguirá funcionando quando a Linha 10 receber as frotas mais modernas da CPTM, capazes de operar em velocidades maiores.

Anúncio do Expresso Linha 10 no Facebook da CPTM
Anúncio do Expresso Linha 10 no Facebook da CPTM
Leia no Lulica
Como solicitar o passaporte alemão 9/7/2020

About the author

Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

Airway