A CPTM abandonará o “looping” entre Luz e Suzano na Linha 11-Coral a partir de quarta-feira, 10. Com isso o ramal mais movimentado da companhia terá dois serviços, entre Luz e Guaianases, com intervalo de 4 minutos, e entre Luz e Estudantes, com trens a cada 8 minutos.
A volta ao formato antigo de operação ocorre após reclamações generalizadas de passageiros da região de Mogi das Cruzes, que viram o tempo de espera por trens subir com a decisão da companhia de colocar mais viagens apenas até Suzano.
A razão alegada pela CPTM é que a operação se tornaria mais ágil no trecho mais movimentado e que responde por 85% da demanda. No entanto, a mudança causou revolta aos usuários das estações Jundiapeba, Brás Cubas, Mogi das Cruzes e Estudantes.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A CPTM, por outro lado, alertou que o trecho entre Suzano e Estudantes terá uma operação em velocidade mais limitada já que existem seis passagens em nível na região.
“A redução da velocidade dos trens é necessária para garantir a segurança de motoristas e pedestres, sendo quatro delas destinadas a passagens de veículos e pedestres e outras duas exclusivas para passagens de pedestres”, explicou a empresa em nota.
A CPTM condiciona uma melhora na operação no trecho à retirada das travessias, mas não detalhou quais são os planos para atingir esse objetivo.