Destaques Linha 13

Linha 13-Jade transporta 55 mil pessoas em seu primeiro fim de semana

Em apenas 8 horas de funcionamento novo ramal movimentou quase metade da previsão da CPTM quando estiver operando de forma plena
Estação Aeroporto-Guarulhos da Linha 13

O alvoroço visto no sábado horas antes da abertura para o público já fazia pressentir que o interesse pela nova linha da CPTM, a 13-Jade, seria enorme. E o resultado foi impressionante: nada menos que 55 mil pessoas utilizaram o novo ramal durante o primeiro fim de semana de operação assistida.

O número espanta por várias razões, entre elas o tempo de funcionamento, mais curto devido à cerimônia de inauguração – foram três horas no sábado e cinco no domingo -, mas também porque apenas um trem fez o percurso, segundo relatos obtidos pelo blog. A razão, segundo apuramos, é que a Linha 13 ainda não está recebendo energia da subestação própria, localizada na rodovia Hélio Smidt e em fins de instalação. Em vez disso, “puxou” energia da Linha 12-Safira apenas o suficiente para movimentar uma das duas composições.

Se foi isso mesmo que ocorreu fica mais fácil entender porque o trem circulou sempre cheio de curiosos, mas também de passageiros, novamente, graças a relatos de pessoas ouvidas pelo site. Sim, havia gente que já aproveitou a facilidade de chegar às demais linhas da CPTM e do Metrô.

Previsão modesta?

Mesmo que se desconte o fato de ter sido uma novidade na região e atraído um público que talvez não a utilize quando estiver operacional, movimentar 55 mil pessoas é algo muito grande pelas características do serviço oferecido no último fim de semana. Com a viagem mais lenta e apenas um trem, chegou-se a perto da metade da expectativa de demanda diária da linha, de 120 mil passageiros.

Ou seja, com operação plena, oito trens disponíveis e uma viagem mais veloz, a Linha 13-Jade pode superar essa previsão facilmente. Até lá, no entanto, haverá tempo para compreender o impacto da nova linha na região. Teremos quatro fins de semana de operação assistida em abril e, caso não haja atrasos, 31 dias de maio para testar a linha em dias úteis também. Só então veremos o horário de funcionamento ser expandido e a cobrança de passagem começar. Se o fim de semana foi um sinal do que vem por aí é bom a CPTM se preparar.

Veja também: Em semana atípica, Metrô abrirá seis novas estações

A CPTM abre a visitação da Linha 13 para a população: 55 mil pessoas no fim de semana

About the author

Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

8 Comentários

Click here to post a comment
  • Legal ver essa linha sendo bem utilizada. Que expandam ela e coloquem bastante trens para fazer o percurso em menores intervalos de tempo quando começar a operação normal.

  • Sim! Que maravilha de linha! Pagar R$ 4 para ir a Cumbica é sensacional. Não é perfeito, tem seus problemas, mas ter o deslocamento facilitado para ir à Cumbica é um passo a frente.

  • Eu penso que tem que lotar mesmo e assim forçar a ampliação e novas linhas para Guarulhos. Sabemos que se a copa não tivesse acontecido no Brasil em 2014 esta linha nunca existiria, foi pensando na copa, mas na velocidade do governo Brasil, por isso saiu agora em 2018, mas pelo menos chegou alguma coisa e agora que chegou eles terão que arcar com os ajustes para atender a demanda, e a EMTU que se cuide.

  • Linha 12 cortada em Eng. Goulart e Linha 7 cortada na Barra Funda é bom? Pois é o que vai acontecer quando a Linha 13 for colocada na Luz.

    • Existirá sim, ela é fundamental para conectar as linhas 12 e 13 da CPTM à linha 2. Ela estava prevista em um dos lotes de expansão da linha 2 que está suspensa por enquanto.

  • A volta do ônibus do Terminal 3 para a estação Aeroporto não vai passar nos outros terminais??? Quem chegar de viagem no terminal 2 e for pegar o trem para São Paulo vai ter pegar o ônibus para o terminal 3 e finalmente chegar no ponto de entrada para a estação Aeroporto ???

  • Pelo que entendi, quem chega de viagem no Terminal 2 vai ter que pegar o ônibus para o Terminal 3, e então voltar direto para a estação Aeroporto, pois o ônibus não passa no terminal 2, na volta a Estação da CPTM. É isso mesmo?

Posts mais compartilhados

AUTOO