Destaques Linha 13

Veja como foi a inauguração da Linha 13-Jade

Linha que liga a rede metroferroviária ao aeroporto de Guarulhos teve primeiro dia de operação com multidão e até ambulantes
Trem da CPTM na estação Aeroporto-Guarulhos: ligação está longe da perfeição mas é um avanço na mobilidade da região

As promessas de ligar o aeroporto de Guarulhos por trem já eram tão antigas que até mesmo as críticas da grande imprensa foram variadas, cada uma apontando um tempo de atraso para a Linha 13-Jade, inaugurada neste sábado (31) pelo governador Geraldo Alckmin, a uma semana de deixar o cargo para concorrer à Presidência da República pelo PSDB. Mas agora é um fato consumado: não só o aeroporto mas também o município de Guarulhos passam a contar com uma linha conectada à malha metroferroviária de São Paulo.

Pela pressa em fazer a cerimônia dentro do prazo em que o tucano pudesse participar, a CPTM acabou antecipando uma inauguração que em outras circunstâncias ocorreria em maio ou junho. Era possível ver muita inacabada como o corrimão de boa parte dos guarda-corpos da via elevada ou mesmo as bandejas de cabos vazias, denunciando que boa parte dos sistemas ainda está por ser instalada.

Nada disso, no entanto, tira o brilho de abrir uma nova linha de trem, a primeira construída e operada pela CPTM em sua história. E que mobilizou uma multidão poucas vezes vista nesse tipo de inauguração.

O evento começou cedo, por volta de 9h com a chegada do governador quando uma grande quantidade de curiosos, funcionárias da CPTM e da obra se encontravam na estação Engenheiro Goulart, ponto de partida para a viagem inaugural. Em meio ao tumulto formado, Alckmin se dirigiu ao primeiro vagão que partiu pouco depois. Nessa primeira fase, em que a Linha 13 funcionará apenas aos sábados e domingos, dois trens da Série 9500 “emprestados” da Linha 7-Rubi farão o trajeto, cada um numa via, uma forma de simplificar a operação – como eles não se cruzam basta ir e voltar cada um por sua via.

A viagem transcorreu de forma tranquila e numa boa velocidade que chegou a 50 km/h segundo um operador. O tempo para ir de Goulart ao aeroporto, com uma parada de 15 segundos em Guarulhos-CECAP, é de cerca de 12 minutos que devem ficar abaixo de 10 minutos quando os trens chegarem a velocidade máxima de 90 km/h em alguns trechos.

Pontos “turísticos”

A via elevada permite contemplar vários pontos conhecidos da região como a USP Leste, o Centro de Treinamento do Corinthians, o aeroporto e também os presídios localizados perto da Via Dutra. A estação Guarulhos-CECAP, com plataforma central, é bastante arejada, mas não pudemos conhecê-la por conta da sequência da viagem. Durante o trajeto o operador do trem fez papel de guia turístico, enumerando os pontos curiosos no caminho.

Após o mergulho entre CECAP e a estação Aeroporto foi possível contemplar as pistas de pouso de Guarulhos que ficam na mesma altitude da plataforma. Na chegada na estação final os passageiros desceram até o imenso mezanino onde ocorreram os discursos das autoridades, em grande número e que incluía o vice-governador Márcio França, que ficará responsável por abrir várias estações a partir de maio.

Enquanto a cerimônia ocorria, fomos até o terminal por onde os ônibus da GRU Airport levarão e trarão os passageiros do aeroporto. Nesse primeiro dia de funcionamento, a CPTM postergou a abertura ao público da linha para meio-dia e por isso não foi possível verificar o trajeto e o tempo até os terminais.

No retorno à Engenheiro Goulart, a surpresa foi encontrar o mezanino lotado com centenas de pessoas aguardando para conhecer a Linha 13. Um sinal claro de como o transporte ferroviário tem alta aprovação da população e dos ambulantes que não perdoaram e “estrearam ” na nova linha pouco tempo depois da inauguração.

Veja como funcionará a operação da Linha 13-Jade

A partir de 31 de março e até o final de abril

Das 10h às 15h aos sábados e domingos

Em maio

Das 10h às 15h todos os dias da semana

Em junho

Operação comercial com cobrança de tarifa.
Serviço Connect até a estação Brás com mesmo valor da tarifa.

Em julho

Expresso Aeroporto entre Luz e estação Aeroporto-Guarulhos (cobrança de tarifa de R$ 8)

O aeroporto e a estação da CPTM

 

 

About the author

Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

3 Comentários

Click here to post a comment
  • É um grande momento para Guarulhos. Depois de 53 anos após desativar o ramal da Cantareira para Guarulhos, a cidade volta a ser conectada à malha ferroviária. CARLOS

  • Tem um ponto turístico de fato que poderia ser lembrado: o Parque Ecológico do Tietê! Como puderam esquecer? ou não é possível vê-lo direito?

    • Na verdade já destacaram ele quando a Engenheiro Goulart da linha 12 abriu no ano passado.

      A inauguração agora foi mais focada na linha 13 e suas novas estações, além do novo acesso da estação Engenheiro Goulart na avenida Assis Ribeiro. Pro Parque Ecológico não é mais novidade.

Posts mais compartilhados

Airway