O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) pretende contrariar estudos técnicos para atender o ABC Paulista com a Linha 20-Rosa.
Segundo o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, o ramal metroviário terá sua primeira etapa partindo de Santo André e indo até a estação Saúde, onde haverá a conexão com a Linha 1-Azul.
A afirmação foi feita nesta quarta-feira, 21, em entrevista ao Pod nos Trilhos, da Revista Ferroviária.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
“A gente deve fazer a consulta e a audiência pública no ano que vem e o leilão em 2026“, disse Benini, que acrescentou que o mercado tem hoje capacidade para absorver dois ou no máximo três projetos por ano.

Começo pelo fim
A intenção de priorizar o trecho que atende os municípios do ABC tem sido cogitada pelo governo há algum tempo enquanto documentos e análises divulgados nos últimos anos mostram um cenário diferente.
Segundo estudos técnicos, o trecho a ser priorizado fica entre Santa Marina e Abrãao de Morais (primeira estação após Saúde), por ser considerado de maior demanda e impacto positivo para passageiros.
O motivo é óbvio: há mais conexões pelo caminho, criando mais possibilidades de trajetos e aliviando outros “nós” do sistema sobre trilhos.

Não é por menos que a demanda do trecho “prioritário” é maior. Segundo o estudo ambiental produzido pelo Metrô em 2023, o trecho entre Santa Marina e Saúde, então considerado como primeira etapa, deve atrair 747 mil usuários por dia em 2030.
No cenário de 2040, quando a extensão até Santo André estaria operando, a demanda da Linha 20-Rosa teria um acréscimo de 545 mil passageiros por dia, atingindo quase 1,3 milhão de usuários diários.
Vale lembrar que os 545 mil usuários esperados se explicam pela eventual existência de toda a extensão do ramal. Já com a linha indo até Saúde, esse total deverá ser menor.
O começo pelo fim, portanto, só encontra justifica em argumentos políticos/eleitorais.

Dívida com a região
Desde a extinção da Linha 18-Bronze pelo ex-governador João Doria em 2019, a fim de favorecer um grupo empresarial do setor rodoviário, a região do ABC se viu deixada de lado na mobilidade sobre trilhos.
As promessas de tornar a Linha 10-Turquesa com “padrão de metrô” não passaram de alguns trens mais novos e reformas de acessibilidade executadas pela CPTM.
A questão que ainda está na mesa é se o futuro operador privado concordará com a preferência de Tarcísio pelo ABC.
Com a maior parte do potencial de receita restrito ao trecho da Linha 20 dentro da capital, resta entender como a concessionária será compensada para bancar um projeto que será construído pela “cauda” e não pela “cabeça”.