Linha 20-Rosa terá primeiro pátio de manutenção coberto no Metrô

Acima do novo pátio, a ser localizado onde funcionou uma fábrica da empresa Rhodia, Metrô deverá explorar empreendimentos imobiliários. Área contará com sistema de ruas e passarelas próprios
A área pleiteada para construção do pátio da Linha 20-Rosa e sua proximidade da Linha 10 (GE)

Na última semana, durante a 29º Semana de Tecnologia Metroferroviária, foram divulgadas novas informações sobre a futura Linha 20-Rosa que ligará a região de Santa Marina até Santo André.

Um dos aspectos mais relevantes do novo trecho metroviário é a alocação dos pátios. Consideradas áreas estratégicas para o estacionamento de trens e manutenção, a implantação destes espaços terá perspectiva inovadora com a Linha 20-Rosa.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Durante a apresentação realizada pelo arquiteto Luiz Antônio Cortez Ferreira, foram apresentadas novas imagens do que será o Pátio de Santo André. Também chamado de pátio Rhodia, o local terá capacidade para armazenar 22 trens.

Pátio Santo André e sua área de construção (CMSP)
Pátio Santo André e sua área de construção (CMSP)

A área do terreno, segundo a apresentação, será de 120 mil m², com cerca de 76 mil m² dedicados apenas para a construção do pátio. O projeto geométrico de via chama bastante a atenção pelas curvas bastante fechadas, o que otimiza o espaço e diminui a necessidade de desapropriações.

Para além da alocação no espaço, o Pátio Santo André deverá seguir a mesma metodologia de exploração imobiliária do Pátio Santa Marina. Deverão ser construídas 12 torres em diversas formatações que permitirão a exploração de empreendimento no local

Em contrapartida, o custo de implantação da Linha 20-Rosa deverá diminuir, uma vez que o investimento imobiliário poderá abater parte do elevado valor para a construção do ramal.

Potencial imobiliário do Pátio Santo André (CMSP)
Potencial imobiliário do Pátio Santo André (CMSP)

Por fim, o Pátio Santo André deverá ser o primeiro em São Paulo que terá cobertura praticamente integral ao longo de toda a sua extensão. Isso significa que todo o espaço acima do pátio deverá ser aproveitado através da exploração comercial em seus mais diversos formatos. Inclusive o projeto já contempla passarelas e um sistema viário próprio sobre o pátio.

Outras justificativas podem justificar a formatação do pátio, como a adoção de maneira inédita das rampas de 5% no projeto. A decisão técnica é complexa, mas promete reduzir parte do custo de implantação da Linha 20-Rosa em âmbito global.

Confira também:

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
2 comments
  1. Muito interessante o projeto do pátio, soluções que devem abater o valor da obra, mas ele deve ser o primeiro coberto de todo o sistema já que pelo andar da carruagem o Metrô nem deve ver a cor da operação dessa linha.

  2. Uma área gigantesca dessas poderia abrigar muito mais doq 22 trens, se modificassem a localização da estação ao sul da estação existente de santo André já possibilitaria uma entrada menos intrusiva no pátio doq essa curva bizarra, desapropriar uma área tão grande pra manter vagas limitadas e ainda impossibilitar a expansão se necessário com torres acima do pátio não me parece uma ideia tão bem executada assim mesmo considerando um segundo pátio pra linha

Comments are closed.

Previous Post

Movimento de passageiros no Metrô de São Paulo atinge maior nível após pandemia

Next Post

Presidente da CPTM diz que empresa pode ter papel diferente após concessões de suas linhas

Related Posts