Linha 24 da CPTM tem seu “mineral” revelado, o quartzo

Arco Oeste da CPTM agora é conhecido como Linha 24-Quartzo (Jean Carlos)

Enquanto o Metrô batiza suas linhas com números e cores, a CPTM segue outro padrão: além da numeração, há o acréscimo da nomenclatura de pedras preciosas e minerais.

Na semana passada, um novo material foi revelado como referência para uma linha da companhia, o quartzo, um cristal que está longe de ser raro, vale lembrar.

O mineral foi citado como parte do nome do Arco Oeste, ramal que a CPTM estuda entre Alphaville e Campo Limpo e que passa a ser conhecido como Linha 24-Quartzo.

A Linha 24-Quartzo aparece oficialmente (GESP)

A informação fez parte da apresentação do secretário Marco Antonio Assalve, dos Transportes Metropolitanos, em evento do Instituto de Engenharia.

Segundo ele, a Linha 24 terá 20 estações, distribuídas por 24 km de vias onde circularão diariamente 560 mil passageiros, conforme projeções atuais.

Anel ferroviário se desenhando

A CPTM tem revelado informações sobre o projeto, que consiste em criar uma ligação férrea radial capaz de reduzir a necessidade dos usuários seguirem para estações centrais para seguir viagem para outras regiões da Grande São Paulo.

Há também um estudo para o Arco Sul, não citado, e para a Linha 14-Ônix, esta entre Bonsucesso e Jardim Irene, em Santo André.

O “anel ferroviário” dependeria apenas do Arco Norte, mas as informações mais recentes mostram a Linha 23-Limão cruzando a região norte da capital sem conexão com os projetos da CPTM.

Estações de integração da Linha 24-Arco Oeste (Jean Carlos)
Estações de integração da Linha 24-Arco Oeste (Jean Carlos)

Como o estágio desses estudos é muito incipiente, não é possível cravar que o formato atual será de fato levado em frente.

Por enquanto, a Linha 24-Quartzo prevê conexões com a Linha 8-Diamante em Carapicuíba, com a futura Linha 22-Marron em Monte Belo, com a Linha 4-Amarela quando esta chegar à Taboão da Serra e, por fim, a Linha 5-Lilás, em Campo Limpo.

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Sem dúvida, um ramal bastante promissor pelo seu potencial de encurtar distâncias e distribuir a demanda de forma mais equilibrada na rede.

Até a Linha 24 virar realidade, no entanto, serão muitos anos pela frente. Ainda bem que o quartzo é um material resistente ao tempo.

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